segunda-feira, 22 de outubro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... RITA PINHEIRO


Agradecemos à autora RITA PINHEIRO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Tenho uma caminhada de escrever desde os 12 anos de idade; participando de concursos ainda na escola primária: redações, poemas, textos; vencendo alguns onde a premiação sempre eram livros.
O gosto pela literatura veio através de minha mãe que era leitora assídua de Neimar de Barros:
“Deus Negro“, “O Diabo é cor de rosa“, dentre outros.
Com o quinto livro em andamento: “Coisa da vida“, sem patrocínio e realizando meu sonho de levar ao público leitor um pouco da realidade e sonhos.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Participo de um Projeto chamado Cariri Cangaço há três anos,  fazemos toda a trilha do Cangaço brasileiro contando , ouvindo relatos e escrevendo para que todos tenham acesso.
Como mulher nordestina sempre tive um olhar diferenciado para nossa região, já tendo percorrido muitos lugares do sertão brasileiro como Garimpeira da Cultura, pseudônimo como sou conhecida, e escrever sobre ele  sobre sua beleza e suas mazelas é uma forma de promover mudanças.

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Acredito na luta em prol do próximo, minha arma é a Arte: literatura, bonecos, palestras, teatro, fotografia, oficinas com crianças e pequenos escritores de todo o mundo.
A poesia é a minha voz, e ser porta voz dos outros tem sido minha missão.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autora?

A parte econômica é uma delas, sou professora aposentada e “fazer“ arte no nosso país é muito caro.
Sou uma das pioneiras em acessibilizar as diversas artes, o que encarece ainda mais: braille, áudio descrição, libras. Mas, não acho ser utopia e tenho conseguido esse tento.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Grande impacto, sou seguida por muitas pessoas através das diversas redes e o meu canal no youtube “Coisas de Rita Pinheiro“ e do meu Blog da Garimpeira da Cultura tem me proporcionado intercâmbio em vários locais do mundo.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

A discriminação com as mulheres ainda existe no nosso país, e trabalhar temas como as violências nem sempre são bem aceitos.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Espaço, as livrarias não são locais ideais para pequenos autores como eu que custeia suas produções, como disponibilizar uma obra onde 40 a 50 % é destinado á livraria?
Por isso a venda dos livros se dá pelo próprio autor e/ou em locais que amigos disponibilizam.

8 - O que tem feito, enquanto autora, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Viajado com minha arte pelos cantos do Nordeste brasileiros: Poço Redondo (Sergipe), Floresta, São José do Belmonte (Pernambuco), Água Branca, Deumiro Gouveia (Alagoas).
OBS: Estou citando só algumas cidades.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Gosto dos cordelistas nordestinos: Sueli Valeriano da cidade de Ituberá, Barreto e Bule Bule aqui de Salvador.
Ricardo Ishimael contista de Serrinha/Bahia.
E muitas escritoras da literatura infantil: Luciana Ávila, Carla Chastinet, Maria Izabel Nascimento dentre outras.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Pergunta:  Você acredita que sua arte muda vidas?
Resposta: Sim.

Acompanhe esta e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso