quarta-feira, 10 de outubro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... FORTUNATA FIALHO


Agradecemos à autora FORTUNATA FIALHO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Definir-me é difícil. Considero que sou uma pessoa comum, simples, apaixonada pela minha família e faminta por conhecimento. Adoro escrever e sou viciada na leitura, tenho sempre um livro como companheiro. Mal termino um já outro aguarda para ocupar o seu lugar. Confesso que muitos aguardam e o tempo não chega para ler tudo o que desejo.
Escrever é a minha forma de desabafar, descrever os meus sonhos, as minhas tristezas… as minhas fantasias. Resumindo escrevendo não tenho idade nem limites.

2 - O que escreve é inspiração ou transpiração?

Boa pergunta. Penso que é mais transpiração. Quando me inspiro as ideias fluem tão naturalmente como a transpiração num dia quente de verão.

3 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

No fundo acho que pretendo transmitir-me a mim mesma. Mostrar a pessoa que se esconde por baixo da máscara que sou forçada a usar no dia-a-dia.
Na minha profissão tenho de mostrar o meu lado sério, compreensivo, seguro e integro. Sou professora e, além de ensinar matemática, educo os meus alunos através das minhas atitudes. A escrita permite-me obter equilíbrio emocional. Escrevo a tristeza, a alegria, a insegurança, o amor e também a raiva nos dias menos bons.

4 - Por que escreve poesia?

Não sei, vai surgindo e eu sinto-me feliz enquanto a escrevo. Uma vez um leitor de uma das minhas obras disse que a minha prosa também transmitia poesia. Talvez faça parte de mim, afinal existe tanta poesia em tudo o que nos rodeia.

5 - O que costuma fazer para promover a sua escrita?

Como qualquer escritor pouco conhecido uso as minhas redes sociais para dar a conhecer o meu trabalho, participo em projetos coletivos e vou arriscando em alguns concursos.

6 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Como forma de divulgação ajudam um pouco, apesar de muitas vezes sentir que a grande maioria dos seguidores nem lê antes de dizer que gosta, ficando assim sem conhecer o trabalho que lhes mostramos.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Publicar e participar em projetos que visem a exposição pública do seu trabalho. Se não se mostra como nos podem conhecer?

8 - O que ambiciona como autora?

Ter público que goste do meu trabalho e, se possível, publicar fisicamente de forma a alcançar diversas classes de leitores.

9 - Livro físico ou e-book? Porquê?

Pessoalmente acho que nada supera o cheirinho a papel e o conforto de sentir um livro nas nossas mãos. Alguém disse que um livro é um amigo e, eu acrescentaria, sempre presente e acessível. No entanto os livros digitais também têm um vasto leque de utilizadores e a incontestável vantagem de estar sempre à distância de um clique.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Seria capaz de viver sem livros?
Não me parece que fosse uma vida fácil, os livros sempre foram os meus companheiros desde tenra idade.
Ou:
É possível evoluir sem ler?
Não, o conhecimento que a leitura nos proporciona é algo valioso e imprescindível.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso