segunda-feira, 3 de setembro de 2018

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES A... MARIA LASCASAS


Agradecemos à autora MARIA LASCASAS a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Os dois estádios concorrem em todos nós. Partindo do princípio de que, se escrevo logo sou escritora, sinto necessidade de referir que aqui impera um pouco de bom senso. Nem tudo que se escreve poderá ser considerado um “bom texto”.  Alindamos por vezes algumas verdades e deixamos nascer o poema nu e cru geralmente bem vestido de seda deslizante. Sonhamos o livro e a obra sai.
A pessoa que escreve trabalha por objectivos na vida. De momento o objectivo principal é obter visibilidade através de um público mais alargado do que aquele que ainda detenho e que dificulta a venda dos livros. Analisar a avaliação que o público específico venha a fazer do meu trabalho será a tarefa fundamental.

2 - O que escreve é inspiração ou transpiração?

É inspiração, lógico. Escreve-se, como soi dizer-se, quando se tem a veia à flor da pele. Poderá ser considerado igualmente “transpiração” já que, se deixam sair algumas emoções. Daí no soltar-se para o papel pedaços de nós.

3 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

De um modo geral - generalíssimo - são estados de alma que perpassam nas palavras que escrevo. Ficção não tem sido o meu lado mais forte.

4 - Por que escreve poesia?

Pela mesma razão de que a prosa, pese embora com alguns elogios, não me tem saído da melhor forma. Não me satisfaz enquanto leitura. A poesia é, em si mesma, uma arte. Importa que nos detenhamos numa análise de nós mesmos. É o que pretendo continuar a fazer. Cada momento é único e  nem sempre passível de explicação harmoniosa e simples.

5 - O que costuma fazer para promover a sua escrita?

Vou participando em alguns eventos e entrevistas cuja divulgação tem sido feita ao longo dos últimos anos.

6 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Creio que me têm dado mais um pouco de visibilidade. Todavia terei que repensar - de futuro - se escrevendo sinto libertados males maiores que a ansiedade, ou até o medo, venha ele do papel em branco, venha do escape moribundo da minha voz no rebentar mais profundo das palavras.  Reanalisarei se valerá a pena editar ou deixar na gaveta. Parar nunca.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

O conteúdo das obras mais do que a personalidade de cada um.

8 - O que ambiciona como autora?

Gostaria de ver que o que escrevo vale a pena, que a edição de autor deixasse de ter  o espaço que ocupa e a distribuição e venda pudessem ficar a cargo das Livrarias. Actualmente é necessário ter um nome sonante ou ser-se figura pública para que o acesso seja possível. Se tivermos uma boa selecção e triagem dos escritos, por certo restarão os melhores e esses, sim, esses deveriam poder vender através das Livrarias. A realidade é bem diferente.

9 - Livro físico ou e-book? Porquê?

Ambos, em dimensões diferentes. Ainda sou dos que preferem o suporte papel.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Algo relacionado com a situação actual. Mas já respondi acima.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso