domingo, 27 de janeiro de 2013

Modalidades de escrita

 


Ontem assisti a parte de um programa num dos canais da SIC cujos convidados eram, nem mais nem menos, dois dos maiores jornalistas/pivots de televisão da actualidade: José Rodrigues dos Santos e Rodrigo Guedes de Carvalho.

Num determinado momento, um dos moderadores do programa destacou o facto dos dois jornalistas também serem autores/escritores e questionou-os sobre essa actividade.

Quem já leu os livros deles sabe que têm estilos bem distintos: Rodrigo Guedes de Carvalho é um apreciador de linguagem trabalhada e José Rodrigues dos Santos é um contador de histórias.

Perante uma pergunta feita sobre esta matéria, tanto um como outro assumiram essa distância estilística entre ambos mas também fizeram questão de deixar bem claro que em literatura existe espaço para as diversas tendências.

Chegados a este ponto, quero parabenizar os dois jornalistas/escritores pelo afastamento que revelaram em relação a todos aqueles que, tentando fazer-se passar por académicos, vulgo entendidos, procuram inferiorizar ou retirar importância a um estilo de escrita em deterimento de outro. Tal como foi referido no programa, todos os estilos são válidos enquanto literatura e ambos são formas de arte escrita. E aqueles que lêem José Rodrigues dos Santos não são menos cultos ou eruditos que os leitores de Rodrigo Guedes de Carvalho.

Bem vistas as coisas, e relembrando o velho adágio; não se consegue agradar a gregos e a troianos.
MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso