quinta-feira, 21 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... TÂNIA MARIA ALVES

Agradecemos à autora TÂNIA MARIA ALVES a disponibilidade me responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

O ponto em comum é levar as coisas muito a sério. Enquanto autora acho o ato de escrever uma permissão. Nunca sei quando será a próxima vez. A minha conduta como pessoa é verdadeira e carente de direção. Sempre necessito de professores.

2 - O que a inspira?

Sempre gostei de biografias, pintores, principalmente pensamentos de Picasso. Álbum de fotografia de David Douglas Duncan "O atelier Silencioso" Dicionário da Pintura Moderna, livros de Arte desenvolveram sua arte porque necessitam viver de sua arte, estudaram, conversaram não de forma ingênua mas com paixão.
A lua, a madrugada. Aquela sensação morna que acalma os sentidos como estar apaixonada o rir a toa leve apenas com os olhos.

3 - Existem tabus na sua escrita?Porquê?

Sim; português correto, métrica perfeita, construções autênticas não exclui a perversidade que contém certas palavras. Admito até o insólito, não o perverso. Gosto do sublime mesmo que não sejam desse mundo. A luz me encanta. Até a Luz das sombras sem ser piegas ou doutrinador. O saber tem que ser o que transforma e regenera mesmo com insensatez mágoa ou escárnio máximo que eu permito a mim.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Amostras de todo um trabalho  de vários autores, tendências, diversidades. Oferece muito aprendizado.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Acho interessante a repercussão e como podemos ser ajudados no sentido de sermos incluídos. Há que se tomar precauções contudo. Entretanto se tivermos o devido cuidado encontraremos trabalhos sérios, experiências e eventos inesquecíveis que só vem acrescentar.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

É o ego, o elogio dos amigos, falta de sensibilidade, ética, palavras inoportunas.
Aspectos positivos: o desabrochar do seu auto conhecimento, a pesquisa o bem dizer, a civilidade e a felicidade em saber que (porque a outrem) o seu texto o seu trabalho  foi escolhido 
O crescimento sempre existe.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Conhecer suas obras, sua biografias, sua paixão e pra quem é  dirigido. Às vezes tem mais leitores em "como ficar rico" do que "poesias de maldizer" (nenhuma obra mecionada existe, só  exemplo).

8 - Quais os projectos para o futuro?

Falta-me vivência, modo  de linguagem, desculpo-me por desconhecer tantos autores.
Pesquisa, escrever um pouco se aventurar. Porque não escrevo por encomenda ainda. Posso copilar meus textos que ora estão sem uma ordenação... como em minha página que denominei Livro: espaço para  o guardado. Quem sabe... Dessa forma e sempre depende de outro avaliar se tem qualidade ou não. 

9 - Sugira um autor e um livro!

Yukio Mishima "Confissões de uma Máscara".

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem e como responderia?

Para quem você escreve?
Resposta: pra mim mesma. Não tenho bandeiras, não tenho causas, partidos, times, não sou engajada. Nada impede se for escrever sobre esses temas. A minha escolha é  uma mistura de cavalo e pantera. Solitária no sentido de poder ir e vir dentro da sua liberdade de escolha que pode ser tudo menos o que não pretendo pra mim.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

2 comentários:

  1. Uma poetisa muito competente,dinâmica,versátil.
    Parabéns por tudo minha querida e viva a poesia poesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você tem o dom de poucos:trazer à tona nossa essência. E ensina que Isso são descobertas,aperfeiçoamento,vontade satisfeita e um respeito para enxergar tudo com reverência e humildade.É o polir...

      Eliminar

Toca a falar disso