sexta-feira, 8 de março de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... REJANE SOUZA


Agradecemos à autora REJANE SOUZA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

É perceptível o espaço gradativo que a mulher vem ocupando no campo da literatura nos recentes anos. No entanto, é interessante salientar que havia muita escrita feminina que não era visibilizada, mediante o travamento de editoras e outros mercados editoriais que favorecem mais a produção literária masculina que a feminina. Todavia, através do processo de luta pelo empoderamento nessa área, as mulheres vêm conseguindo se projetar no universo literário. Na maioria das vezes, através de um trabalho independente ou coletivos, alcançando, assim, importantes espaços na literatura. Ainda não se pode afirmar que seja satisfatório, porém a luta continua...  

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Eu nasci na mesma cidade em que a escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta (12.10.1810 - 24.04.1885) - natural do Rio Grande do Norte - nasceu. Ela foi jornalista, educadora, escritora/poetisa e uma das primeiras mulheres a romper o espaço particular dos homens na Literatura. Viveu a maior parte de sua vida na França. Publicou textos em jornais e 15 livros. O primeiro deles, “Direitos das mulheres e injustiça dos homens” (1932), inspirado na obra da inglesa Mary Wollstonecraft, o primeiro a tratar dos direitos das mulheres à instrução e ao trabalho no Brasil. A biografia e travessia dessa mulher foi e tem sido minha grande inspiração para produzir meus escritos.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Na verdade, a minha produção literária estão na área da poesia, do ensaio literário e contos de literatura infanto-juvenil. No campo da poesia, transita ora pela pelo romantismo, ora modernismo. Na área de ensaio, envereda pela crítica literária. E a produção de contos, o foco é a cultura popular (lendas e mitos da região).

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

Os movimentos representam papel de relevância na luta pela efetividade dos direitos das mulheres, além de serem vistos como sujeitos coletivos, capazes de alterar a dinâmica política vigente, através da criação de espaços à participação democrática no campo da educação, literatura, cultura e artes.  Nesse sentido, os movimentos de integração à mulher desempenham um papel fundamental na construção de um novo paradigma político voltado para o empoderamento e fortalecimento da cultura participativa do gênero feminino.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

É importante que sejam ampliados os canais de divulgação em espaços virtuais e impressos, além da criação de outros instrumentos, como jornais, e-books, programas em tvs, para que a produção literária seja amplamente divulgada.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Como se trata de iniciativas que ganham visibilidade no campo do empoderamento feminino, observo sempre na concepção positiva, o aperfeiçoamento ocorre no processo.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Na verdade, o desejo de quem escreve é que seus textos sejam lidos pelo maior número de pessoas e analisados criticamente. Essa recepção estética dos textos é de fundamental importância, para que a gente possa autoavaliar e aperfeiçoar nossa produção literária, tendo em vista a busca de mais leitores de suas obras.

8 – Cite um projeto em curto prazo e um em longo prazo.

Um projeto em curto prazo é o de realizar junto a um grupo de escritoras potiguares (Gilvânia Machado, Eliete Marry, Jeanne Araújo, Carla Alves e Claudete Roseno) o III Encontro Nacional do Mulherio das Letras no Rio Grande do Norte. O projeto de longo prazo é o retomar e finalizar o Doutorado em Literatura Comparada, que foi interrompido na fase de defesa por motivos superiores a nossa vontade.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos)

Maria Valéria Rezende - Vasto Mundo (2001)

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

P: O que a literatura representa para você?
R: Ao estilo do escritor mineiro Guimarães Rosa, a literatura é a linguagem do coração. Através dela, a gente alimenta a alma e liberta o mundo.


BIOGRAFIA
REJANE DE SOUZA
Natural de Nísia Floresta/RN
Graduada em Letras/UFRN
Mestra em Literatura Comparada/UFRN
Poeta e ensaísta com poesias e ensaios literários publicados em Coletânea, jornais e revistas de cultura do RN, como O jornal O Galo - Folha Poética- Revista de Cultura PREÁ – Revista Virtual Barbante – Jornal Tribuna do Norte, Coletânea Tanto Canto: versos, artes e poesias. 2018
Produtora cultural da I Feira Literária de Nísia Floresta/RN
Coordenadora do Mulherio das Letras de Nísia Floresta/RN
Coordenadora geral – responsável pela edição do Encontro Nacional do Mulherio das Letras no RN.
Membro da ALAMP – Associação Literárias e Artísticas de Mulheres Potiguares
Membro do Conselho Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Natal/RN.

2 comentários:

Toca a falar disso