quinta-feira, 20 de setembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... MARIA JOSÉ FONTOURA


Agradecemos à autora MARIA JOSÉ FONTOURA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

A mesma pessoa!
Sou pessoa e autora com a mesma paixão pelo mundo das letras, da palavra, da poesia!
Interligam-se!

2 - O que escreve é inspiração ou transpiração?

As duas coisas, inspiração e transpiração, no bom sentido do termo!
A palavra surge, na minha mente, no momento da sua inspiração/transpiração e nasce expressa no papel no mesmo instante, momentaneamente!
É ali inspirada e transpirada!

3 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Pretendo sobretudo transmitir a minha paz e o meu grande amor e apego à vida!
O belo, o encanto e desencanto, o amor e desamor, a saudade, a gratidão, o caminho…
O poder da palavra!

4 - Por que escreve poesia?

Boa pergunta!
Sinto que a poesia nasceu dentro de mim, não sei explicar!
Desde muito cedo ouvia histórias e, pegar num livro era o mesmo que saborear algo com muito bom sabor! Lembro-me da alegria que senti quando, na escola, comecei a ler e a escrever! Foi maravilhoso, uma sensação única, incrível!
É engraçado, porque os professores que tive durante a minha vida escolar, sempre me disseram que eu tinha muito jeito para escrever!
Um professor de Português, no secundário, disse-me que iria ter muito gosto em ler, um dia, um livro meu! (risos)
Escrevo poesia porque amo escrever poesia, simplesmente!

5 - O que costuma fazer para promover a sua escrita?

Já no secundário tive a oportunidade de concorrer a um concurso de Poesia e tive a sorte de ter sido seleccionada, com vários poemas, para uma Obra Colectiva. Foi ali que realmente senti o meu amor por esta forma de escrita, a poesia.
Actualmente, promovo através das redes sociais e da participação em colectâneas e antologias. O que me dá muito prazer, diga-se!

6 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Um grande impacto! É através delas que consigo mostrar ao mundo o que escrevo e quanto gosto de escrever! Como também a oportunidade de ler o que outros autores escrevem.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

A sinceridade do autor. A autenticidade. O crédito desse mesmo autor!

8 - O que ambiciona como autora?

Continuar a amar…
Editar um livro, sim!

9 - Livro físico ou e-book? Porquê?

Livro físico. Porque é físico! Agarra-se, cheira-se, abraça-se, desfolha-se!

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
- É realmente feliz quando escreve poesia?
Completamente!

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso