quinta-feira, 14 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... MIRIAN ANGOTTI

Agradecemos à autora MIRIAN ANGOTTI pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Sou uma pessoa simples, mas de personalidade forte e guerreira. Como autora, apesar de fazer poesias e crônicas desde criança, tinha receio de me expor e que as pessoas confundissem o real e a criação, o que poderia me trazer problemas na profissão.

2 - O que a inspira?

Tudo. Depende do momento: podem ser os astros, meio ambiente; a vida; o amor; sonhos; desejo de colocar mensagens de forma poética, sempre mostrando esperança e os outros lados do que se sabe.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não, escrevo o que me vem do fundo da alma, não me censuro porque há de se ter liberdade para a criação, permitindo à imaginação ter asas.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Muita. Através delas repensamos nossas ideias, descobrimos preconceitos incutidos pela família, pela religião ou outros grupos sociais e evoluímos sempre. Além de ser uma forma importante de divulgação de nossos trabalhos, junto com outros autores que teremos prazer em conhecer.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Muito grande, nelas dei os primeiros passos de divulgação das minhas poesias e crônicas, que são lidas e comentadas de diferentes formas por diferentes cabeças culturais, seguidores de diferentes credos e opções de vida, assim redescubro novos caminhos pessoais e de inspiração.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Só vejo pontos positivos: divulga a linguagem erudita, coloquial, regional, nacional e internacional. Permite a expressão de ideias, mostra as diferenças do ser humano e como respeitá-las. Faz sonhar e encontrar caminhos para os indecisos e muito mais.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Acho que lançamentos em lugares abertos à cultura, saraus, um declamador das poesias nestes eventos, se for o autor melhor ainda, não restringir eventos sempre nos mesmos locais, mas em outros Estados e Municípios, e melhor ainda em diversos países. Se necessário, traduzir as obras em diferentes idiomas.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Publicar meu primeiro livro de poesia, depois um romance que tenho de expandir as linhas gerais já traçadas.

9 - Sugira um autor e um livro!

Poderia sugerir muitos porque nossa literatura e de países lusófonos é imensa, mas vou citar o escritor que me inspirou à literatura aos doze anos, nosso querido José de Alencar e seu livro Iracema, que valoriza o romantismo, o nativismo e a virgem dos lábios de mel, deixando-me extasiada na ocasião e até hoje.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Gosto de Geopolítica e gostaria que me perguntassem se existe possibilidade de maior integração Mundial. Responderia que sim e que os primeiros passos deveriam ser voltados para a África, de descolonização tão recente, seus problemas sociais e econômicos sanados pelo comércio mundial justo; pressão mundial para que ditadores ficassem pouco tempo no poder, e neste tempo se voltassem para melhorias sociais, de infraestrutura, enfim melhorariam o IDH de seus países. Depois da África, o ponto de partida seriam países asiáticos, onde se buscaria meios de conquista pela paz e o término de guerras, tão sem sentido em pleno século XXI.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso