quarta-feira, 3 de outubro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... RITA CRUZ


Agradecemos à autora RITA CRUZ a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Quanto autor sou bem versátil. Escrevo sobre várias temáticas. A poesia é sangue que corre em minhas veias desde minha infância.
Quanto pessoa vivo em busca da realização dos meus objetivos e promovo a paz, através da minha arte de escritora, poetisa, cordelista e contadora de histórias.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Como nordestina, a influencia é forte, pois nasci numa região rica. Tanto na fauna e na flora como na parte literária e humorística. A historia do sertão me fascina. Sou fã incondicional da literatura de cordel e do cangaço.

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Escrever faz parte da minha vida. Quando criança escrevia diários e tinha meus cadernos de trovas escritas no auge da minha adolescência. Amo a poesia. Ela me tira da solidão e faz livre.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autora?

A dificuldade para publicação dos meus livros.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais tem grande influência, pois podemos expor nossos trabalhos para que sejam apreciados pelos amantes das poesias e os simpatizantes da arte.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Como já falei os pontos negativos são as dificuldades para ser reconhecido e publicação de nossas obras.
Os pontos positivos é tornar mais leve as dores da humanidade através de poesias e contos literários.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Participar de antologias e saraus literários.   

8 - O que tem feito, enquanto autora, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Como poeta cordelista, publico e divulgo meu trabalho. Saio às ruas e vendo ao povo. Declamo minhas poesias e incentivo as crianças a ler.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Clécia Santos e seu livro Flor de Cactos.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que  realmente se define como poesia nordestina?
Eu responderia que a poesia nordestina está presente na literatura de cordel e nos grandes nomes  como Leandro Gomes de Barros e Ariano Suassuna entre outros.
E também poesia é poesia em qualquer região.

Acompanhe esta e outros autores nordestinos neste link

1 comentário:

  1. Rita Cruz é a inspiração em pessoa! Como prima e leitora de suas obras , fico encantada e orgulhosa de ver como seu sentimento transborda em verdade seus textos. Que Deus a ilumine hoje e sempre !

    ResponderEliminar

Toca a falar disso