segunda-feira, 23 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... SARA TIMÓTEO


Agradecemos à autora SARA TIMÓTEO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

A auto-definição constitui-se enquanto desafio contínuo para mim, pois depressa desemboca nas malhas da auto-ilusão. Assim, pugno pela superação por via da criação contínua e, nisto, não existe qualquer distinção de espécie entre autora e pessoa.

2 - O que a inspira?

A existência.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Procuro que não persistam tabus na minha escrita, pois considero que os mesmos são covis muito confortáveis onde nos refugiamos; deste modo, perpetuamo-nos com recurso a desequilíbrios e preconceitos. O tabu revela-se-me, cada vez mais, como uma espécie de elipse auto-fágica de concomitância contrária à criação.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Atribuo às antologias e colectâneas uma importância considerável. Na minha perspectiva, as obras colectivas contribuem para a emancipação do autor, tanto ao nível da visibilidade, quanto ao nível da consciência de autoria.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais revelaram-se essenciais no que diz respeito à captação de novas oportunidades e mercados de eventual divulgação. Foram as redes sociais que me permitiram publicar nos Estados Unidos e no Brasil e conhecer os maravilhosos trabalhos realizados por vários autores dentro e fora do país.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Positivos – a possibilidade de evoluirmos em conjunto.
Negativos – a negação dessa possibilidade de evolução.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Tempo livre e sociabilidade, para além da qualidade da escrita produzida por esse autor.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Divulgar uma novela em fase de publicação; publicar dois novos livros de poesia, um livro de não-ficção e novos ensaios sobre obras algo desconhecidas e de grande valor literário.
Gostaria de voltar a correr com regularidade, assim que a saúde mo permitir. Pretendo, também, permanecer em contacto estreito com os amigos que valorizo e com a minha família.

9 - Sugira um autor e um livro!

«Siddharta» por Herman Hesse.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que é, para si, o sucesso? Responder-lhe-ia da seguinte forma: «A medida do sucesso é a felicidade que emerge da plena consciência do ser».

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso