sábado, 7 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... MARIA JOSÉ FONTOURA


Agradecemos à autora MARIA JOSÉ FONTOURA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Defino-me uma pessoa que gosta de escrever, que ama as palavras, que gosta muito de as ler, sentindo-as! Sinto-me simultaneamente autor das minhas palavras, dos meus sentimentos enquanto escrevo… autor e pessoa estão tão interligados que não as consigo separar!

2 - O que a inspira?

Inspiro-me no mundo que nos rodeia, na saudade, na solidão, no amor, no desamor, na natureza, na força que nos move, nos sentimentos, nos olhares, nas palavras de um poema!

3 - Existem tabus na sua escrita?

Tabus, penso que não!

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Toda a importância! Penso que as antologias e as coletâneas são a rampa de lançamento para muitos autores, no lançamento de um livro.
Mais importante ainda, pelo motivo de ser a partilha/comunhão entre vários autores.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais têm muito impacto no meu percurso, pois é através delas que consigo dar a conhecer a minha paixão pelas palavras!

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Pontos positivos são sem dúvida a divulgação da escrita e os pontos negativos penso ser o risco de “banalização” da própria escrita, isto é, quando deparamos que se escreve porque outros também escrevem, e consequentemente a falta de rigor e qualidade de escrita.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

A sinceridade e autenticidade do próprio autor!

8 - Quais os projectos para o futuro?

Tenho um sonho… publicar um livro de poesia! Um dia, talvez!

9 - Sugira um autor e um livro!

Mia Couto - “Terra Sonâmbula”.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

“O que dizem os seus olhos?” (Estou a brincar)
- Quando escreve, a felicidade sai de dentro ou encontra-a cá fora?
- Ambas!

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

1 comentário:

Toca a falar disso