sábado, 16 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... MARIA DE FÁTIMA SOARES


Agradecemos à autora MARIA DE FÁTIMA SOARES a disponibilidade me responder ao nosso questionário 

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Sou uma pessoa que desde a infância teve que lutar muito para sobreviver, na luta perdi a condição de entender e aceitar a morte, na escrita encontrei a condição mais segura para prolongar a minha vida.

2 - O que a inspira?

Gente, a vida que me cerca e leitura de outro(a)s tanto(a)s escritore(a)s.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Tabu, temas ou gêneros intocáveis? Acho que não, mas há temas que evito por ter pouco conhecimento ou desenvoltura de linguagem para tratá-los.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

É importante como meio de divulgação para pessoas e territórios que não alcançaria por outros meios. É importante também por me apresentar outro(a)s escritore(a)s que eu não teria condição de conhecer por outros meios.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Até pouco tempo usei as redes sociais da internet de forma bem tímida, estou ampliando o uso ultimamente. Minha rede de contatos presenciais, família, amizades, pessoas da vizinhança, companheiro(a)s de trabalho, aluno(a)s, companheiro(a)s de movimentos sociais tem sido meu público leitor mais frequente, portanto têm  maior impacto no meu percurso.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Não consigo ver nada de negativo no ato de escrever. Escrever para mim é como falar, andar, respirar. Mas, se falamos do universo editorial o que há de negativo é o centralismo masculino, rico, branco, é a dificuldade de acesso para outros grupos.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Considero a parceria com grupos de leitura e escritore(a)s essencial, tanto através das redes sociais da internet com nos eventos culturais e grupos presenciais.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Publicar livros menores (menos páginas), mais acessíveis ao público jovem e pessoas adultas menos escolarizadas. Ampliar minhas ações de incentivo a leitura em bairros populares e comunidades rurais.

9 - Sugira um autor e um livro!

São tantos, difícil citar um! Mas vamos lá... Mia Couto, A Confissão da Leoa.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Por que insiste em publicar livros físicos neste contexto de predomínio dos meios eletrônicos, das leituras rápidas?
Sentir que nada é mais prazeroso que ter um livro nas mãos e a provocação para sentir/pensar, seguir em meu próprio ritmo a experiência de ver a vida pelos olhos de outra pessoa.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso