terça-feira, 5 de junho de 2018

ADRIANA FALA DE... UM DESEJO QUE VIROU MISSÃO



Determinada que chegasse às mãos do presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, um exemplar da I Antologia Conexões Atlânticas, que faz parte de um projeto de divulgação dos autores brasileiros em Portugal, aguardava uma oportunidade de encontrá-lo. Na sexta-feira, abertura da 88ª Feira do Livro de Lisboa, estive a meio metro do presidente, rodeado por pessoas e na inesperada visita, o livro não estava comigo. Um pouco decepcionada com a minha falta de percepção, pensei que havia perdido talvez a única oportunidade. Domingo, entreguei o livro para doação na Feira do Livro, em um espaço que será destinado para a biblioteca e direcionado para instituições de amparo social, senti que havia contribuído de alguma forma, e retribuído, aos poetas participantes todas alegrias e apoio que tive no projeto. Fui trabalhar no stand da Vieira da Silva e como não podia percorrer a feira nas próximas horas, entreguei o livro a Julia, além de minha filha, é a designer da IN-FINITA, que fez a capa e a paginação do livro, e em tom esperançoso comentei que se encontrasse com o Presidente Marcelo, explicasse a ele o projeto e entregasse o livro. Ela achou que eu estava brincando, mas estava na verdade incumbindo-lhe uma missão. E horas depois, distraída em meus afazeres e conversas com os autores presentes, Emanuel Lomelino, Manuel Machado e Maria Antonieta Oliveira, chega Julia, radiante, com o telemóvel na mão, mostrando com satisfação uma selfie e que cumprira com excelência a tarefa. Após receber com imensa satisfação o recado dos dois beijinhos enviados por uma das personalidades que mais admiro atualmente, pelo ser humano e político que é, e saber que finalmente o meu desejo havia se realizado, perguntei pela foto do presidente com o livro. “Ah… ficou nos registros oficiais”… e agora? Como eu ia encontrar e provar aos autores que realmente o livro chegou àquelas mãos? Buscas e mais buscas e nada… até que na segunda feira à tarde, mais uma vez a obstinada Julia, entrega-me, não só a foto, mais os links das reportagens daquele momento. Enfim, missão cumprida.

Para quem atravessou um oceano por que acreditava em seu coração, realizar desejos transformados em obstinação, pode dar trabalho mas fazemos acontecer. Ainda mais com a assistente que é tão ou mais teimosa e determinada do que eu.

Minha gratidão a todos os envolvidos, e principalmente os meus agradecimentos pela receptividade e gentileza do presidente Marcelo.


Link de apresentação dos autores:

Acompanhe o projeto, participe!

DRIKKA INQUIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso