quinta-feira, 1 de março de 2018

PATRÍCIA PORTO FALA DE... FARMÁCIA LITERÁRIA

“Ler um escritor é, para mim, não apenas ter uma ideia do que ele diz, mas partir com ele e viajar em sua companhia”, disse André Gide.

Qualquer pessoa que se entrega à leitura de um romance, sabe que a ficção literária tem o poder de nos transportar a outros mundos, a outras realidades. Durante o tempo da leitura nos abstraímos de nossa própria vida, para viver a vida de personagens que tanto podem nos encantar, como nos assombrar. Se as emoções são fortes demais, temos a garantia de fechar o livro e abandonar a leitura. Entretanto, assim como em qualquer viagem, trazemos vestígios e marcas daquela experiência. Mas, como ficam as questões de nossa própria vida? Essas ficaram em suspenso, durante a leitura. Somos, entretanto, capazes de caldear a realidade do outro e a nossa, empreender entre elas um diálogo, e construir alento a nosso favor. Essa é a base de uma nova modalidade de investigação da literatura: a BIBLIOTERAPIA.

No Rio, a PUC vem oferecendo um curso neste sentido: Formação em Biblioterapia: a leitura como cuidado, com a Profª. Nanci Nóbrega. Seu objetivo é capacitar pessoas que atuam ou gostariam de atuar nesta área, muitas vezes como ledores voluntários em hospitais, asilos, etc. Mas aos amantes da leitura, informo que, em 2016, publicado pela Verus, chegou ao Brasil o FARMÁCIA LITERÁRIA, autoria de duas biblioterapeutas, Ella Berthoud e Susan Elderkin. Na capa, abaixo do título, temos: “Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido”. Organizado como obra de referência, nele você encontra o “seu” problema posto em ordem alfabética e, numa linguagem coloquial e muitas vezes divertida, recebe a sugestão. São 376 páginas por onde passam indicações que vão desde “O Asno de Ouro” de Apuleio, do século II, até obras contemporâneas, como Caim, de Saramago, 2009. Como cura, antídoto, ou puro prazer, essa é uma bela viagem pela riqueza da literatura!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso