sábado, 27 de março de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... SANDRA SANTOS

Agradecemos à autora SANDRA SANTOS pela disponibilidade em responder ao nosso questionário


1 - Poesia, prosa ou conto, por quê?


Tanto faz, contanto que saia da alma.


2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?


Trabalho só em casa desde março de 2020, tendo ido duas vezes ao escritório entre junho e outubro de 2020. O que era provisório, virou permanente.


3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?


Tenho sido muito produtiva nesta pandemia, acho que todos os criativos estão muito ativos no momento da pandemia. Já participei de mais de cinco coletâneas e lancei um livro, o HERstory – escreva a sua história! (com prefácio de Maria Valéria Rezende). Agora no começo de 2021, mais algumas participações em coletâneas já estão garantidas, também junto do Mulherio das Letras Portugal.


4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.


Positivos: ter ganho amigos para toda a vida, ter ido com meus livros a lugares que ainda não visitei pessoalmente. Negativos: revisões intermináveis antes dos lançamentos!....


5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?


Excelente forma de divulgação, populariza a arte! Como diz a minha mãe e aquele velho ditado, a necessidade faz o sapo pular!


6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?


Acredito que o virtual veio para ficar e no momento pós-pandemia teremos um misto híbrido, proporcionando o encontro presencial e virtual de forma paralela.


7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?


Ter podido lançar meu novo livro HERstory de forma presencial em minha cidade natal, Belo Horizonte. Ainda lançarei em um futuro próximo!


8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou.


O Presente do Mar, de Anne Morrow Lindbergh

Cassandra Speaks – when women are the storytellers, the human story changes


9 - Quem é Sandra Santos no reflexo do espelho?


Uma mulher que sente orgulho de quem é, porque lutou para ser quem é. E uma menina de maria-chiquinha sonhadora, que desde cedo se interessou por idiomas e por temas sociais, pela Justiça e quis conhecer o mundo.


10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?


Quais são os seus próximos projetos literários? Tem um sonho literário?

Escrever poemas, artigos, livros.... e quem sabe também traduzir meus livros para outros idiomas e outros livros para o português. Escrever e viver da escrita!


Sandra Santos, a Mineirinha n‘Alemanha

Mora no país desde 1993. Desde 2003 ela tem um blog homônimo, desde 2008 vem publicando livros e participando de coletâneas. A Sandra é mineira de Belo Horizonte, é casada e tem dois filhos, escreve para ela e para o mundo por acreditar que tudo está interconectado, que somos e devemos passar luz para os outros e por ter fé em um mundo mais justo e fraterno. O último livro dela fala de sororidade e sobre o feminismo consciente, leva à reflexão e empodera: HERstory – escreva a sua história!

@mineirinhanalemanha

www.mineirinhanalemanha.de

www.sandrasantos.de

1 comentário:

Toca a falar disso