terça-feira, 14 de junho de 2022

Poltergeist (excerto) - PEDRO SILVA

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

De acordo com os parapsicólogos, os fenómenos poltergeist representam psicocinese recorrente espontânea, por se tratar de algo que se repete, sem invocação (isto é, os espíritos surgem por vontade própria) e, através de mente (telecinese) existir a capacidade de movimentar objectos inanimados.
É este “movimento” que mais fascina os estudiosos. Certo que existem alguns factos que nos levam a pensar existir pessoas (seres vivos) com capacidade de, apenas com o pode da mente, movimentar objectos, nem que por escassos centímetros, assim como de dobrar artefactos metálicos ou adivinhar combinações sequenciais. Isso exige, ao que parece, grande esforço e mesmo as mentes mais treinadas ficam exaustas rapidamente. Porém, o poltergeist significa que uma entidade espiritual (ou seja, não material, sem parte física) consiga movimentar objectos, provocar barulho e a sensação de movimento pessoal (arrastar de pés, etc). Como será isso possível?
Desde o século XVII que estes fenómenos são registados. Mas, durante séculos, mais do que estudados, a ideia era extingui-los de pronto. Por isso, foram colocados num saco global a que chamaram “bruxaria” e perseguidos, torturados e, em grande parte dos casos, mortos aqueles que viam ou eram coniventes com as ideias de estranhas visões ou barulhos.

EM - O OUTRO LADO DA HISTÓRIA DO MUNDO - PEDRO SILVA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso