sábado, 16 de março de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ALDIRENE MÁXIMO


Agradecemos à autora ALDIRENE MÁXIMO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

É gratificante saber que hoje existem muitas antologias escritas apenas por mulheres e que existem clube de leituras formados apenas por mulheres. Isso é um grande incentivo para que todas nós acreditemos no potencial que temos. Quando sei que uma mulher publicou um livro solo ou existe uma proposta nova de antologia voltada para esse público, meu coração se alegra. Unidas, somos mais fortes!


2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Sou fã de Cecília Meireles, Lygia Bojunga Nunes e Ruth Rocha desde a infância. Já tive alguns dos meus textos comparados ao estilo da Cecília. Sou fã da Clarice Lispector e da Marina Colassanti desde os tempos da faculdade. (Estudei Letras). A todas elas, sou grata pois cada vez que as leio sou presenteada com uma emoção diferente. Por exemplo: os livros da Lygia Bojunga Nunes são adotados por muitos colégios aqui no Brasil. E engana-se quem pensa que são livros para crianças. Se lermos mais profundamente, conseguimos explorar um universo muito rico na escrita dela. Confesso que a cada nova leitura eu tenho uma Catarse e a sensação é inexplicável. Eu me sinto renovada. É como se eu me desconstruísse e reconstruísse. Assisti recentemente a narração do conto “A moça tecelã”, da Marina e que história incrível! Sei que há muitas autoras maravilhosas que merecem ser citadas. Mas, isso nos daria uma tese de doutorado. Tenho aperfeiçoado a cada dia a minha escrita e sempre que leio uma autora, eu me renovo. Diante de tais fatos, acredito que me inspiro muito nelas, na hora em que escrevo. Pois se elas acreditaram que conseguiriam conquistar o espaço que conquistaram, eu também acredito no meu potencial.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Romantismo.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

As mulheres têm se destacado na sociedade. Nas artes, na literatura, na música, enfim. Mas, ainda temos muitos espaços para conquistar.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Ousadia. O Brasil tem poucos leitores.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Positivos: eu me renovo quando escrevo. Consigo enxergar a nobreza de minh’alma quando consigo traduzir em palavras o que estou pensando ou sentindo. Não tem preço!
Negativos: por ser um país de poucos leitores, o Brasil não tem muito incentivo para novos autores. E é uma jornada um pouco difícil. Precisa acreditar muito nesse propósito para seguir em frente.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Eu posso dizer que fui agraciada por Deus. Tenho alguns leitores fieis, que admiram o meu trabalho e me incentivam a continuar. Mas, eu gostaria de expandir esse público. Pois tenho aprendido muito nos últimos anos e compreendi o poder curativo que a literatura tem. Literatura é remédio para a alma.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

A curto prazo: conquistar mais leitores para o meu Blog Catarses & Metáforas.
A longo prazo: espalhar meus textos em todos os cantos do mundo.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Rita Queiroz – O canto da Borboleta.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Literatura é: “Vida!”


BIOGRAFIA:
Aldirene Máximo: Antologista, biblioterapeuta, escritora, narradora de histórias, palestrante, poeta, professora, psicopedagoga e revisora de textos. Autora dos livros: “Eu acredito no Amor!” e “Metáforas”, ambos pela editora Scortecci, Tem participação em aproximadamente 40 antologias, sendo 4 lusófonas e 3 como organizadora. Acredita que sua missão é espalhar poesias pelo mundo.
Facebook: Escritora Aldirene Máximo
Instagram: @catarsesemetaforas



Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso