terça-feira, 16 de abril de 2019

IN-FINITA APRESENTA... A QUEDA, DE MARCELO PEREIRA RODRIGUES

Conheçam um pouco do romance A QUEDA do autor MARCELO PEREIRA RODRIGUES
Saibam mais do autor neste link

A Queda

Capítulo 1

Lançamento de Livro

Uma chuva torrencial cai sobre Belo Horizonte. Estacionado em frente ao Palácio das Artes, um táxi espera impaciente a descida do passageiro, que, mesmo portando um guarda-chuva, tem no bagageiro duas caixas pesadas de livros para carregar. O taxista não parece disposto a auxiliar. Pelo menos, desliga o taxímetro. No banco de trás, Gregório, constrangido, tenta entabular conversa, mas nada que passe do trivial sobre o tempo.
— Não quero tomar o seu tempo. Uma estiadinha e prometo descer. Veja só, parece que está diminuindo...
O taxista sorri e compreende a situação. Gregório torna:
— Até porque dentro de quinze minutos começa o evento. Preciso chegar uns dez minutos antes para dispor os livros. De qualquer forma, daqui a cinco minutos saio.
O taxista se prontifica a ajudar:
— Se é assim, damos uma corrida juntos e cada um pega uma caixa.
Quatro minutos depois, as portas do automóvel se abrem e, apressadamente, os dois pegam suas respectivas caixas. Gregório ainda leva um banner e uma pasta executiva, mas longe de ser de couro legítimo. “Chuva de molhar bobo”, a verdade é que as costas do escritor estão bem molhadas e os pés entraram em cheio numa poça d’água. Um guarda do Palácio auxilia pegando uma das caixas e deposita-a num banco em frente a uma vidraça. Gregório paga o taxista, dando a ele uma gorjeta de dez reais pela espera, o taxista agradece e deseja sorte no evento que o cliente irá fazer. O guarda é solícito, auxilia na descida das duas caixas (bem pesadas, por sinal) e, no andar térreo,
uma mesinha disposta e cadeiras ao redor estão preparadas para o lançamento do livro de Gregório Mendes, 40 anos, filósofo, palestrante, agitador cultural, dono de uma coluna comportamental em um jornalzinho de bairro (O Vigilante!) e professor de Literatura e Redação num renomado colégio da cidade. Estreava o seu primeiro livro, numa seleção de textos que haviam sido publicados pelo jornal. Como o jornal abrangia cerca de 500 leitores no máximo, e dentro de uma associação de bairro, Gregório vislumbrava um alcance maior com a publicação desse compêndio. Por isso vendera um Gol e juntara suas parcas economias para publicar a obra, negociando diretamente com uma editora de autopublicação, que não tinha muitos critérios nas avaliações dos originais, atendo-se apenas à questão comercial dos pagamentos sempre antecipados. Mas se tivessem adentrado a obra, observariam nela concepções e formas de pensamento bem originais e ideias filosóficas que passavam longe de especulações metafísicas.
(continua)


SINOPSE

A Queda é um romance psicológico e moderno que aborda as relações interpessoais com construção bastante elaborada de seus personagens, cada qual com a sua respectiva dose de estranheza referente a modos comportamentais e, se vale a máxima de que “de médico e louco cada um tem um pouco”, é sintomático nos enxergarmos no pensador em um mundo irrefletido; na adolescente viciada nas redes sociais; na adolescente antissocial e leitora voraz de Nietzsche; na grã-fina consumista e desejosa de ser publicada nas colunas sociais; na feminista lésbica e ortodoxa; no professor que tem vergonha de ser brasileiro e que almeja a Europa; no radical defensor do Movimento Negro e mais uma série de personalidades que, se num primeiro momento poderão se caracterizar pelo aspecto caricato, poderá, na metáfora de um espelho, fazer enxergar a todos a nossa cotidiana intolerância e doses de radicalismo. Marcelo Pereira Rodrigues (MPR) como um excelente contador de histórias, nos apresenta este enredo corajoso, reflexivo, mas deliciosamente divertido.

BIOGRAFIA

Marcelo Pereira Rodrigues (MPR), 44 anos, é escritor (cronista, romancista e biógrafo), filósofo e palestrante. Publicou há pouco, em Portugal, o aclamado “Corda Sobre o Abismo, o Elogio da Desesperança”. É editor-chefe da Revista Conhece-te, periódico mensal que persiste de forma ininterrupta há 18 anos. Tem 14 livros editados e o seu último romance, “A Queda”, está sendo traduzido para o inglês e o espanhol com vista a ser difundido na américa latina e em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso