segunda-feira, 15 de outubro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... TEREZINHA MALAQUIAS


Agradecemos à autora TEREZINHA MALAQUIAS a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Sou uma pessoa/autora que usa a escrita e a arte como forma de visibilidade e resistência. Escrever e fazer arte para mim é sinônimo de política. A caneta e o pincel são meus palanques e palcos.

2 - O que escreve é inspiração ou transpiração?

Sem dúvida alguma muito mais transpiração. Mas alguma inspiração também. Observo as pessoas e a vida cotidiana. Isso me inspira a escrever. Mas estudo e leio bastante para aprender cada vez mais. Exercito a escrita diariamente.

3 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Pretendo provocar alguma emoção. Uma alegria, um riso, uma reflexão ainda que pequena. Pretendo transmitir a esperança no ser humano. Que possamos acreditar e enxergar que somos muito melhores do que sabemos. Um pequeno gesto é capaz de fazer toda a diferença.

4 - Por que escreve poesia?

Porque foi meu amor primeiro. Aos 11 anos me apaixonei pela poesia. Desde então caminhamos juntas.

5 - O que costuma fazer para promover a sua escrita?

Participo de saraus  e eventos literários aqui na Alemanha e no Brasil. Publico nas minhas redes sociais. Gravo minhas poesias e posto no meu canal no youtube.

6 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Tem um impacto bom e, acredito que a tendência é crescer cada vez mais. Tenho boa visualização no meu canal no youtube por exemplo. E em todas as outras mídias.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Um bom trabalho e muita disciplina/persistência para divulgar em todas as redes possíveis. Participar de antologias, encontros literários, saraus... levar a literatura literalmente  “aonde o povo está”.

8 - O que ambiciona como autora?

Ser publicada por uma grande editora. Ser traduzida para alguns idiomas. Por exemplo: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano... ambiciono ser lida por muitas pessoas. Ambiciono fazer leitura para  pessoas ao redor do mundo. Sonho em viajar divulgando o nosso português mundo afora.

9 - Livro físico ou e-book? Porquê?

Sem dúvida alguma livro físico. Gosto de e-book e é muito prático, principalmente em viagens. Mas livro físico é amor eterno. Folhear um livro, sentir a textura, o cheiro é maravilhoso. Sinto arrepios na alma.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que eu desejo para o Brasil e o mundo?
Desejo respeito, escola de qualidade, muita literatura, justiça social, fim do racismo, machismo, toda e qualquer forma de discriminação e preconceito. Que cada pessoa possa ser o que ela quiser. O que ela é. Desejo segurança e paz. Acredito sim que a leitura e a arte têm poder transformador na vida das pessoas. Pode mudar o mundo e torná-lo um lugar muito melhor.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso