quinta-feira, 18 de outubro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... HELENE BARREIRA


Agradecemos à autora HELENE BARREIRA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Autora e pessoa são e estão indissociáveis. Sou alguém em busca de ser protagonista de minha própria existência. Tento ter consciência plena do meu tempo e da minha história, das circunstâncias, das experiências, das experiências e das escolhas que constituem a dialéctica de viver. Sou uma pessoa que gosta de pensar sobre o imediatamente vivido, de procurar compreender, desvendar e questionar as coisas previamente estabelecidas e consideradas como verdades absolutas. Sou simples e complexa. Sou curiosa. Gosto de olhar, de escutar, de experimentar. Tenho interesse em apreender sempre e desejo conhecer-me melhor a cada dia.   Sou encantada pela vida, pela natureza e subjetividade das pessoas. 
Desde menina sinto a necessidade de expressar meus pensamentos, sentimentos, emoções, descobertas, dúvidas e perplexidades, através da escrita, no entanto, a carreira académica encaminhou-me para a escrita técnico-científica nas áreas da Psicologia e da Psicanálise.

2 - O que escreve é inspiração ou transpiração?

O ato de escrever seja qual for o estilo, requer tanto sensibilidade e inspiração, quanto manejo com a linguagem, abertura de espírito, desenvoltura e fluência no uso das palavras. Por outro lado, é imprescindível também muito empenho, exercício, concentração, observação, investigação e auto-crítica. Em suma, meu processo de escrever envolve esses dois aspectos: inspiração e muita transpiração.

3 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Minha escrita pretende transmitir e testemunhar minhas vivências. Quero proclamar o que sinto, o que penso, o que sou. Ao mesmo tempo que certifico que o que penso, sinto e sou, são fenómenos subjetivos, particulares,  datados e situados no mundo, são também, em alguma medida, universais, atemporais e impessoais.

4 - Por que escreve poesia?

Escrevo poesia porque sinto, emociono-me, penso, reflito, alegro-me, sofro... Escrevo poesia porque estou viva...

5 - O que costuma fazer para promover a sua escrita?

Até agora nada. Sempre estive mais envolvida com a escrita Acadêmica.

6 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Nunca publiquei textos, poemas nas redes sociais.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Um plano estratégico eficiente. 

8 - O que ambiciona como autora?

Continuar despretensiosamente a escrever...

9 - Livro físico ou e-book? Porquê?

Prefiro o livro físico porque gosto de manuseá-lo, virar as páginas, fazer rabiscos e pequenas anotações. Gosto de tê-lo na estante sempre ao meu dispor para eventualmente revisitá-lo. Gosto da ideia de comunicar-me com o livro de identificar supostas identificações e divergências entre as ideias do autor e as minhas próprias ideias. 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que significa escrever para você?
Escrever é o meu modo de SER e de ESTAR no mundo. É genuinamente meu jeito de EXISTIR...

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso