segunda-feira, 29 de outubro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ELIGIO AZEVEDO


Agradecemos ao autor ELIGIO AZEVEDO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Como Autor sou simples de reflexos aguçados e imaginação fértil com boa memória para relatar casos que se passaram Há vários anos inclusive quando tinha ainda menos de cinco anos de idade. Como pessoa eu sinto que sou simplesmente igual a tantos outros e como um bom observador dos momentos vivido, olho com a mesma admiração que o fazia quando vendedor de seguros, nada escapa a meus olhos, até parece que ainda sou aquele Fuzileiro Naval quando no posto em serviço; um sentinela aos perigos!

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Sou nordestino, nasci em Recife-PE, vivi em grandes casas de sítios que mais pareciam uma quinta, e nessas casas de grandes terrenos à margem do Rio Capibaribe, tínhamos criados para os serviços da família, vários criados do interior que me apresentaram aos Cordéis e que com os quais aprendi a ler com mais facilidade, foram mesmo um bom aprendizado, mesmo tendo que contrariar os princípios de uma tia que viveu na França e por muito tempo voltou para o Brasil já com boa idade e não gostava de ver-nos com os criados rindo ao ouvir as histórias dos Cordéis, aprendi a ouvir as aventuras dos nossos Heróis Bandidos com Lampião e outros que são parte de histórias de meus escritos e uns até que são da vida real, conheci parentes de um deles caçador de Cangaceiros, nessa época eu já era vendedor de livros!

3 - O que lhe motiva a escrever? E por que a poesia?

Poesia é, creio, minha maior paixão, pois aprendi a recitar apesar de “GAGO”, duas poesias: Meus Oito Anos de Casemiro de Abreu e Ser Mãe, que não lembro mais o autor e as musicas que gosto de cantar desde de criança, afinal são, poesias.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

Minhas barreiras são: em primeiro lugar é ser pobre em segundo não ter a minha volta pessoas que me levantem o ânimo provocando o necessário entusiasmo a qualquer escritor, a inveja de algumas pessoas soltam no ar um nuvem quase visível eu acho feio e fico triste saber que até no seio da família tem gente assim, não faço reserva deste fato, confesso uma pessoa que encontrei na rua, nunca a tinha visto que me disse: Deus lhe proteja desses olhos maus que lhe perseguem! Isso no interior da Paraíba, cidade que nunca havia conhecido antes, muito menos esse senhor de apelido CIGANO, nunca maios o vi, mas suas palavras ficaram gravadas em minha mente, como sua imagem na minha retina!

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Eu posso afirmar que ótimo apesar de ser ainda iniciante no computador sem conhecer os segredos da internet, pois até pouco tempo eu usava a maquina de escrever e se hoje conheci vocês é uma prova cabal que o impacto é realmente muito especial! E as redes sociais realmente são hoje em dia a grande ferramenta para quem sabe dominar a máquina!

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Os pontos positivos na minha parva opinião, as histórias os roteiros e as palavras bem postas que relatam a verdade de quem se dispõe a escrever algo de proveitoso ao Mundo!  Creio que os PONTOS negativos são a falta de norte, inspiração e as emendas feitas desnecessárias deixando sem nexo o que se quer dizer! 

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Isso é uma pergunta difícil de responder, pois tem várias de ser encaradas, entre elas eu diria: Intuição, conhecimentos, biografia, ciclo de amizades e perseverança apos ter abraçado e enveredado a nova vida!

8 - O que tem feito, enquanto autor, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Mantenho contatos com algumas pessoas de meu nível social e que, também como eu, abraçaram a carreira Literária e outras ocupações com convergem às artes!

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Um autor do Nordeste que mais li e ainda menino é o JOSE DE ALENCAR e o livro é IRACEMA- naquela época nós tínhamos até revistas em quadrinhos que facilitava e atraia à leitura devido às ilustrações.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Eligio, queres mesmo ser um escritor e Poeta? Responderia: Sim e se possível de razoável clientela!


Acompanhe este e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso