domingo, 16 de setembro de 2018

EU FALO DE... A NOSSA DIVULGAÇÃO



A criação dos blogues TOCA A ESCREVER e TOCA A FALAR DISSO deveu-se à falta de divulgação, dos autores e das suas obras, que detectei quando me envolvi no universo da escrita.

Tudo começou por mera carolice e alguma daquela irreverência, quase juvenil, de acreditar que se pode mudar o mundo, passo a passo.

Não foi uma tarefa fácil (e ainda não o é) mas a teimosia instalada no meu ADN sobrepôs-se a todas as contrariedades.

E se ao longo dos anos (já lá vão quase nove) poucos acreditaram no real valor e importância desta empreitada, agora existe outro entendimento e são os próprios autores, e algumas editoras, a quererem usar estes espaços para se divulgarem e às suas obras.

E a prova maior do que acabei de escrever no parágrafo anterior aconteceu ontem no XI Sarau da In-Finita, incluída na programação do 3º Festival de Poesia de Lisboa, realizado pela Helvetia Edições. Vários autores, sem que ninguém os interpelasse nesse sentido, fizeram questão de nos entregar os seus livros para serem divulgados por nós. E não estou a falar de dois ou três autores... mas sim de seis, tendo um deles entregue vários títulos. A saber:

ALAN DORNALES:
O que é a fé?

CARLA DE SÀ MORAIS:
Via-láctea

FELIPE CATTAPAN:
Densidades cíclicas

GABRIELA CAMPOS DE SOUZA:
Essências d’alma

MARKO DAVIS:
Miaj poemoj flugas (livro bilíngue português/esperanto)

MANOEL DIAS DA FONSECA NETO:
Baú dos avós
Benditas & Guerreiras
Lendas e encantos
Madalena e o sagrado feminino

Para além destes títulos, também nos foi entregue pela Helvetia Edições, para os mesmos fins, a antologia A VIDA EM POESIA 3.

É por estas e por outras que, desde 1 de Janeiro de 2010, ainda não houve um dia sem divulgação de autores lusófonos, e neste momento temos estado a divulgar cinco poemas diários, biografias, entrevistas, e textos de opinião.

E como tudo isto é pré-agendado por ordem de chegada, neste momento já só existem datas disponíveis de Novembro em diante. Se isto não prova a utilidade do que fazemos, não sei o que poderá provar.

MANU DIXIT

4 comentários:

  1. Saudações!
    Tudo lindo,maravilhoso e
    De bom gosto!Que mais completo
    Estará,quando meu nome costar!
    Gracias!Felicidades e Parabéns!👏

    ResponderEliminar
  2. Preciosa a iniciativa da divulgação. Quanto mais necessária em tempos cruéis de esquecimento da valorizaçaõ de tanta e tão boa escrita. E a concepção de ideias e projetos só se faz com persistência, tenacidade e empenho. Como muitos outros farão por outras vias. Porque urgente, pertinente e atual.Em prol dos Autores, da nossa língua e Literatura. As Felicitações são de hoje e com futuro na soma dos dias.

    ResponderEliminar

Toca a falar disso