sábado, 8 de setembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... VANUZA SILVA


Agradecemos à autora VANUZA SILVA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Como autora, digo que já nasci escrevendo, pois desde os 12 anos os textos mim veem, sou tomada por um desejo incontrolável de colocar no papel as ideias que mim chegam prontas, cheios de amor, de mensagens construtivas e educativas. Com o passar dos anos, minha trajetória de vida, levou-me a falar para as crianças, motivá-las através da literatura infantil, para que aprendam desde cedo o amor pela vida, respeito pela família e a apreciar toda beleza ao seu redor em sua vida cotidiana e através desse trabalho encontrei uma maneira de agradecer, tudo que conquistei e enquanto cidadão, contribuir com crescimento social e o cultural do nosso país.  
Na poesia, trago a simplicidade da matuta, vinda do Sertão do Brasil, mas, que trouxe em seu matulão o amor por sua gente, seus costumes, não usando vocabulário rebuscado, falo a língua do coração que universal e compreendida por qualquer pessoa, que se deixe levar em um mundo de sonhos, fantasia e realidade.    
Sou pessoa uma que busco trilhar minha jornada nesse plano, com muito amor ao próximo, calço a sandália da humildade sempre, para nunca esquecer que não sou melhor do que o meu semelhante, vendo um filme certo dia, encontrei uma poesia que mim defini:
“Só mim arrependo-me e sempre mim me arrependerei
Pelas coisas que não fiz,
Pelos caminhos que não trilhei;
E “pelas pessoas que não toquei”  

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

A influência esta em todo o meu ser, só um sertaneja consegue ver e sentir o que nenhum estudioso pode sentir, o amor pela caatinga, a beleza da flor do mandacaru, o cheiro da catingueira de manhã, o canto dos pássaros de manhã, a festa da vegetação se vestindo de folhas quando chove e mais que tudo isso a força, a inteligência do povo da região se destacando em todas as searas com muito brilho, seja na música, nas artes, na educação, o Sertão do Nordeste é encantado para aqueles que não abrem o seu coração e deixa sua imaginação viajar diante tanta beleza inspiradora. 

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Não só a intuição, mas, Sertânia e o Sertão o desejo de externar o meu sentimento levar o leitor através do meu olhar, do meu linguajar a observar o meu povo, sentir-se encorajado a lutar, seguir em frente na busca dos seus ideais, não desistir de suas conquistar, se espelhar no Nordestino que busca forças em suas orações com muita fé e deixa de ver beleza em sua terra.
A poesia extrai todo sentimento de um poeta, ao pegarmos o lápis para escrever nos despimos, sem pudor, sem medo de errar, de ser criticado, podemos declarar nosso amor, até aquele que não é correspondido, além do mais, fui criada ouvindo historias de assombração, botija, fui embalada com versos de cordel que fala entre outras coisas de “causos de amor”, adoro o som da rima.          

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

Dentre as barreiras que encontrei, foi por só escrever em versos, não mim inspiração escrever em prosa e quando enviava os meus textos “livros infantis” para as editoras analisar, respondiam que não publicavam livros de poesias e sim paradidáticos, então tive que bancar ilustrações dos livros para uma melhor visualização da minha proposta de trabalho, mas, para publicar o primeiro livro intitulado “As Formiguinhas” em 2007 e divulgar o meu trabalho, tive uma atitude ousada, comprei um stander na Bienal Internacional do Livro de Recife no mesmo ano, contratei um assessor de imprensa para divulgar o meu trabalho e contei com ajuda de patrocínio de empresas, dos amigos para poder dá vida ao meu sonho, esse livro já esta em sua 3ª edição, mas, o mundo das editoras é fechado para novos autores e as escolas são conveniadas com as mesmas, não temos oportunidades de incluir o nosso material nas relações dos livros paradidáticos das escolas, porque as editoras dão desconto na aquisição do material, dentro outras vantagens. Possuo temos variados na minha coleção infantil como temos diversos vale citar, se aqui couber, Mandacaruzinho o Rei do Sertão, Vovó Chiquinha, Caberá e a Botija, Reciclar é Transformar Livro em Artigo de Luxo, O Livro, O Gosto bom das Frutas.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais são de grande importância, para divulgação do trabalho, facilita a comercialização, seja no mercado nacional e internacional, tudo hoje é interligado, globalizado.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Os pontos positivos é ver nossas ideias gerando opiniões, influenciando a vida das pessoas de forma positiva, mim deixa feliz em ver o meu trabalho, tomar vida, sair da gaveta, não pelo prazer do dinheiro, mas, pela satisfação pessoal, de ser capaz de ajudar alguém que ler a ser feliz.
Os pontos negativos, sem dúvida é a dificuldade de publicar, de comercializar.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Primeiro que tudo um título chamativo para o seu livro, bem comercial, este por si só em grande escala é responsável por sua comercialização, o cliente leva motivado pela curiosidade de saber de que forma o autor discorreu sobre aquele tema.
Assim como, sem sombra de dúvida a qualidade do material cito, capa, textura do papel.
Divulgação do autor e sua obra em todos os meios de comunicação, lançamentos bem balados o marketing é tudo para o comercio de qualquer produto. 

8 - O que tem feito, enquanto autor, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Divulgo não só o meu trabalho, mas, dos meus colegas onde tenho oportunidade de estar, e escrevo sobre nossa cultura, faço lançamentos nas escolas, principalmente da rede pública, onde se tem um público mais carente.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste! Do online

Augusto dos Anjos e o livro “Eu e Outras Poesias”.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Qual maior legado que um pai deve deixar aos filhos?
A educação, pois o saber transforma o filho em uma pessoa esclarecida e esse esclarecimento o êxito em toda sua vida, pessoal e profissional.
Sou filha de pais analfabetos, só possuem a formação da faculdade da vida, porém, nunca deixaram de incentivar a minha frequência na escola.
Hoje, sou Pedagoga e Bacharel em Direito.


Acompanhe esta e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso