sábado, 15 de setembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ELISA PEREIRA


Agradecemos à autora ELISA PEREIRA a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Como pessoa sou bastante calada e tento tratar os outros como gostaria de ser tratada .
A maior parte das vezes prefiro isolar-me do que estar acompanhada de pessoas que passam o tempo a falar mal dos outros e do mundo.
Quando escrevo tento expressar sentimentos que costumo ocultar e é através da escrita que acabo por mostrar um pouco mais da minha personalidade. Noutras alturas tento colocar-me na pele de outras pessoas, compreender a sua dura realidade  e escrever algo só para elas.

2 - O que escreve é inspiração ou transpiração?

Felizmente a grande maioria das vezes é a poesia que me procura…
Tudo começa com uma palavra, uma frase, uma situação ou um sentimento… e depois deixo fluir e tento terminar logo esse poema. Quando não acabo o poema guardo esse registo num caderno e espero um dia tornar a pegar nele para o terminar.
Quando tento escrever com um tema definido, como é uma suposta imposição, sinto um pouco o peso da obrigação e aí  acaba por  haver um pouco  mais de transpiração.

3 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Tento exprimir muitos sentimentos, duras verdades, perpetuar momentos e mostrar realidades!

4 - Por que escreve poesia?

A culpa é dela que me procura… (E espero que me continue sempre a procurar…)
Escrevo poesia desde a adolescência e serve quase como uma terapia…
Mente ocupada… a procurar a palavra acertada, não penso em mais nada e quando encontro a rima desejada, termino o poema fascinada!

5 - O que costuma fazer para promover a sua escrita?

Tenho duas páginas no Facebook. Uma delas chama-se  OSonhoDoTomás que diz respeito ao livro infantil - Tomás vai ao Canil que editei em 2012. A outra página é só de poemas que escrevi e chama-se Umpoemademimparati.

6 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Tem sido acima de tudo uma forma de partilhar, com os outros, o que eu escrevo e por vezes é neles que vou buscar força para continuar a escrever.
Têm-me trazido também novos conhecimentos de iniciativas no âmbito da escrita e novas amizades. 

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

O acompanhamento ao autor no decorrer do tempo, boas estratégias de marketing e mais eventos que divulguem o trabalho do autor.

8 - O que ambiciona como autora?

Dar asas ao que escrevo… sentir que cada vez mais pessoas gostam e se identificam com o que escrevi. Ter poemas que viram músicas ou outro tipo de arte.
Ganhar um concurso literário para poder editar um dos livros que tenho na gaveta.
Ter mais tempo para escrever…

9 - Livro físico ou e-book? Porquê?

O mundo evoluiu mas eu continuo a preferir o livro físico porque é um tesouro nas minhas  mãos e na estante lá de casa.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Gostava que me questionassem se eu poderia escrever uma peça de teatro ?
Responderia que iria dar o meu melhor e agradecia por esse grande desafio.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso