segunda-feira, 24 de setembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ALUSKA CORDÃO


Agradecemos à autora ALUSKA CORDÃO a disponibilidade em responder ao nosso questionário 

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Muito do que sou se reflete na forma como escrevo. Me considero alguém que aprecia a simplicidade e se encanta com um pôr-do-sol, uma lua cheia, e consegue fazer poesia disso. Ou melhor, isso tudo é poesia, eu apenas transcrevo em linhas meu sentimento.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Admiro o povo nordestino, amo minha cultura, a própria forma de me expressar e muitas vezes na escrita minha origem fica evidente. O nordeste faz parte de mim, minhas referências de humildade, simplicidade, fé, certamente influenciam minha forma de escrever, de fazer poesia.

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

O sentimento. Quando a gratidão toma conta de mim no momento em que contemplo uma flor ou aquele verde bonito da natureza, quando me sinto feliz ou triste, quando tenho medo ou dúvidas, enfim, meu universo de sensações. A poesia é uma linguagem mais bonita, talvez toque mais profundamente o coração do que um texto em prosa, pela cadência dos versos, a rima, é uma linguagem mais melódica, mais próxima ao coração. 

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

Acho que o pouco incentivo e valorização da escrita, além de questões financeiras que muitas vezes impedem a participação em concursos literários, investimento em publicações de livros, etc.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Um impacto positivo. Por serem acessíveis, as redes sociais facilitam a divulgação de textos, poesias, além de permitir uma interação com outros autores, editoras de livros, informações sobre concursos literários.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Positivos imagino que sejam a paixão por escrever, o desejo verdadeiro de transmitir sentimento através de palavras, a possibilidade de conhecer outros autores com seus universos particulares, trocar ideias, se encantar com outras formas de ver o mundo. Negativos, talvez a falta de valorização da escrita, dificuldades financeiras, falta de incentivo.  

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Autenticidade. Acredito que cada indivíduo é único, tem suas peculiaridades, sua história de vida. Acho que muito do que um ser humano é transparece em suas atitudes, sua forma de ver o mundo, seu jeito de escrever, e isto pode encantar as pessoas, fazer com que elas se identifiquem com aquele autor.

8 - O que tem feito, enquanto autora, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Minha primeira poesia sobre o nordeste foi feita para a antologia “Ecos do nordeste”, e surgiu da minha vivência, meus hábitos, minha cultura. Posso dizer, de forma sincera, que pretendo continuar explorando minha cultura, que é bastante rica e pode, através da escrita, ser ampliada para um maior número de pessoas.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Ariano Suassuna, Auto da Compadecida.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que acharia de publicar um livro? Para mim seria uma experiência gratificante, não apenas por ver minha obra publicada, mas especialmente pela possibilidade de emocionar, de tocar o coração das pessoas com minha poesia.

Acompanhe esta e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso