domingo, 2 de setembro de 2018

AS CRÓNICAS DA AVÓZITA... PALÁCIO BALDAYA



Durante mais de trinta anos percorri o mesmo caminho de casa ao trabalho e vice-versa. Quando o tempo estava bom, parte dele, era feito a pé, umas vezes pela estrada principal, outras, pela rua paralela. Umas vezes acompanhada, outras, sozinha, divagando pela minha vida, pelos sonhos desfeitos e pelos outros, os sonhos mal feitos.

Quando caminhava pela estrada principal, entretinha-me a ver as montras, principalmente as de pronto-a-vestir. Vaidosa? Sim, talvez. Sempre gostei de me ver bem vestida, mesmo que fosse, e seja, com roupa de baixo custo.

E passava… e passei… centenas de vezes por aqueles muros, por aqueles portões, por ambos os caminhos, os encontrava, e nada me diziam. Eram apenas muros e portões de mais um laboratório, que tal como todos os laboratórios fazia investigação, este, particularmente este, fazia investigação veterinária.

Deixei de por diariamente lá passar, também o laboratório deixou de lá funcionar.

Continuei a passar esporadicamente, nem sequer ligava aos pormenores do edifício, quase abandonado ao tempo, que continuava a passar, até que numa das vezes reparei que andavam a pintar portas e janelas, e mais obras lá por dentro. Casualmente no dia 29 de Abril de 2017, passei e a porta que dá para a tal estrada principal, estava aberta. Entrei, foi o primeiro de muitos dias em que lá entrei e entrarei. As obras foram progredindo, até se encontrar, finalmente aberto ao público, para as mais diversas situações, entre elas, as tertúlias e os saraus poéticos, da empresa In-Finita. De quinze em quinze dias, lá estamos reunidos para mais uma manhã de amizade e poesia.

E, as antigas instalações do laboratório nacional de investigação veterinária, era afinal um palácio, que em boa hora foi recuperado pela junta de freguesia de Benfica.

Hoje, já com cara lavada, está aberto todos os dias, para gaudio de quem por lá passa.

Majestoso e imponente o Palácio Baldaya.

MARIA ANTONIETA OLIVEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso