sexta-feira, 21 de setembro de 2018

ADRIANA FALA DE... UM ANO IN-FINITA



E um ano passou...

Em dezoito de setembro chegámos a Lisboa. Eu e Julia Mayrinck, trazendo na bagagem todos os nossos sonhos, expectativas, desejos e paixão. Viemos com a cara e a coragem para abraçar o desconhecido. Deixámos os afetos, mimos, carinhos e o conforto da família e amigos para embarcar e alcançar o que buscávamos. Sem olhar para trás, deixámos o nosso país tão querido e nos conformamos que a internet reduz distâncias e que a saudade é uma companheira que se aquieta enquanto não a procuramos.  Atravessámos o Atlântico e aterrámos nos braços abertos que prometiam continuidade. Chegámos a casa e virámos três. Não tivemos nem uma semana de férias entre os trabalhos do Brasil e o que nos esperava, em Lisboa. Dia 22 de setembro estávamos no primeiro evento em que a In-Finita participou.

Apesar da acolhida da autora, que virou uma pessoa querida, senti-me uma estrangeira em terras desconhecidas. Olhava para os quatro cantos da Casa de Angola e entre os sorrisos e a poesia, nenhum rosto amigo. Ali percebi que talvez as coisas não nos cheguem como imaginamos e que até os espaços precisam ser conquistados e que podemos estar rodeados de pessoas mas  a sensação de solidão existe no meio de uma multidão. Nesse dia liguei o meu sinal de alerta e percebi a diferença entre os países e que não era uma continuidade, era necessário começar. Logo eu, tão confiante e determinada com a minha nova vida.

E foi assim que começámos. Passo a passo, aprendendo com os erros, ajustando situações e realizando com muito esforço, profissionalismo, vontade e obstinação.
Passou o segundo, o terceiro e agora... chegámos ao vigésimo segundo evento, quase sem perceber. E no balanço de tudo isso, já produzimos cinco antologias, sendo três do projeto Conexões Atlânticas, um encontro entre mares que tem nos causado imensa alegria nessa troca de poesias e afetos.  Estamos indo para o terceiro livro da Coleção Poeisis, coordenada por nosso parceiro, e apoiador incondicional, Joao Dordio, e abraçada por aqueles que acreditam em nosso trabalho. E ainda tem três livros individuais, sendo dois a serem lançados. Nesse encontro de livros, preciso citar e agradecer a acolhida de Miguel Curado, Margarida Cimbolini, Susana Pires, Álvaro Giesta, Maria Antonieta Oliveira e Isabel Bastos Nunes.E todos os autores participantes da I, II e III antologia Conexões Atlânticas que acreditaram em um projeto diferente e embrionário.E a Jossessandro Andrade, da Moxotó Edições que disse SIM de imediato ao Ecos do Nordeste.

Além disso, contamos com a parceria com as Edições Vieira Da Silva, com duas antologias, dois concursos literários e da coleção ISTORIAS. Além de diversas apresentações de autores e trabalho na Feira de Lisboa. E o apoio incondicional do Gonçalo Martins, da Chiado, ao qual também só temos que agradecer.

A Assessoria literária teve a grata satisfação de enviar a autora Maria Cantinho para a XII FLIPORTO (Festa Literária Internacional de Pernambuco) para participar como palestrante, e também para apresentar o seu livro DO ÍNFIMO.  E conseguir divulgar em Portugal a autora brasileira Patrícia Porto. E com o TOCA A ESCREVER, nossa grande e importante ferramenta de divulgação, fazer com que os nossos objetivos sejam alcançados.

Para celebrar, por coincidência ou não, estive novamente com Carla De Sà Morais, lançando o seu segundo livro e fechámos com sucesso um trabalho assumido com alma e dedicação, que foi o 3º FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA, trazendo os autores brasileiros, fortalecer os vínculos com Portugal e, a mim, em especial matar as saudades.  Só tenho que agradecer a Jannini Rosa e à Helvetia Edições por essa imensa oportunidade que é a integração dos países lusófonos. Em especial agradeço aos autores convidados pela In-Finita que de imediato apoiaram o Festival e contribuíram e muito para que fosse realizado com excelência. E a Carla, que sem perceber a minha impressão anterior, estava ali novamente ao meu lado, dessa vez sentindo-me acarinhada pela presença dos amigos conquistados.

Julia alcançou um dos objetivos iniciais que era se formar na Lisbon Desing School. E acrescentou à In-Finta a edição de vídeos e o trabalho de Social Media.

Nesse um ano que passou, perdi aquela impressão de peixe fora d’água e sinto-me em casa. Com amigos/autores que foram chegando e ficando, entre eles Manuel Machado, Alexandre Carvalho, Paulo Sanches, Ana Coelho e Vitor Costeira,e claro Isabel Bastos Nunes e  Maria Antonieta Oliveira, que direta ou indiretamente são a mola propulsora para que trabalhos se realizem. E também, agradecer a parceria do Palácio Baldaya, nas pessoas de  Rita Azevedo e Ricardo Marques.

Com tudo o que foi realizado e vivido até aqui, por entre sorrisos e muitas vezes com lágrimas transbordadas, contidas ou escondidas, de cansaço, de emoção, de alegria, de agradecimento, de insatisfação, de indignação... mas sempre com a certeza do caminho acertado e com aquela força  de quem só tem fé na vida faz acontecer, sem esmorecer ou desistir.

E não posso deixar de falar em Emanuel Lomelino, dono daqueles braços abertos, no início de tudo isso, que assumiu de imediato correr todos os riscos com a In-Finita. Toda a minha gratidão pelo abrigo e pelos 365 vividos por cá. Dias de paz, dias de guerra, dias de luta, dias de calmaria, mas sem nunca deixar de acreditar.

Nós, o lado brasileiro da In-Finita, só temos uma coisa a dizer:
Muito obrigada, Portugal!

DRIKKA INQUIT

4 comentários:

  1. Amigos Adriana e Emanuel, parceiros da In-Finita, eu sinto-me na obrigação de vos agradecer todo o esforço que têm feito em prol quer da poesia, quer da prosa, sou grata, muito grata por fazer parte desde o inicio, ajudando sempre no que puder e estiver ao meu alcance...eu tenho crescido com Vocês, e isso eu não esquecerei nunca. Que a Vossa parceria In-Finita, dure por muitos e muitos anos e eu convosco. Não poderei estar presente sábado, muito gostaria porque vos queria dar pessoalmente aquele abraço, mas estarei abraçando-vos em pensamento como todos aqueles que estiverem no Sarau Baldaya. Isabel Bastos Nunes

    ResponderEliminar
  2. Estás sempre connosco Isabel, gratidão por seu apoio,amizade, carinho e incentivo incondicionais. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns querida você é uma referência para as mulheres, principalmente aquelas que amam as letras. Quando acontecerá uma empreitada no Porto hein? Muito orgulho!bjs

    ResponderEliminar
  4. Massa, Adriana!

    Saúde pra ir em frente + realizações + sucesso!

    Boas Vibrações!

    Saudações Poéticas!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso