domingo, 23 de setembro de 2018

ADRIANA FALA DE... "E PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES..."


“E pra não dizer que não falei das flores…“

Como diz a canção de Geraldo Vandré, “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer…” embalada pela melodia, lembro de uma pessoa que representa cada palavra dessa frase:  Alice Vieira.

Tive a imensa satisfação de deparar-me com Alice Vieira, no primeiro lançamento de livros que assisti em Lisboa, do autor Manuel Machado. Identifiquei-me com a sua poesia, anos atrás, ainda no Brasil e tenho sempre um olhar atento para as suas novas publicações e andanças. E sem esperar que me apresentassem, fui até lá, troquei algumas palavras e afastei-me com mais admiração pela simplicidade e generosidade dessa imensa mulher e escritora.

E para a minha imensa alegria, Manuel Machado foi com Alice Vieira no primeiro SARAU da In-Finita, no Palácio Baldaya, e claro, foi a autora de destaque que simbolicamente abriu as portas dos nossos eventos em Lisboa.

Fui ao lançamento do seu mais recente livro, pela editora Leya e me comprometi em divulgá-la, apenas por carinho, pois no universo que cerca Alice, sou uma gota do oceano. Também estive para um abraço na Feira do livro de Lisboa e na Festa do livro de Belém. E, como sempre, fui recebida com o mesmo carinho do primeiro dia. Não faço isso por ser uma escritora conhecida por seu talento internacionalmente, acompanho Alice pelo exemplo da Mulher que é, pela admiração que tenho por sua grandiosidade como ser humano.

Uma querida que tornou-se presença, nem sempre constante, mas incentivadora e apoiadora dos nossos trabalhos. E assim, foi, com a mesma generosidade que lhe é peculiar que aceitou para ser a autora convidada de destaque do 3º Festival de Poesia de Lisboa, na mesa redonda com o tema: Poesia Infanto Juvenil, no Instituto Camões. E para a minha surpresa, os meios de comunicação, por mais que tenham sido contactados, “esqueceram” de divulgar uma notinha sobre um evento tão importante para Portugal e seus autores, ainda mais com uma representatividade como Alice Vieira presente. Uma honra e privilégio, pois sabemos o quanto a sua agenda é cheia de compromissos. Enfim, houve outras faltas de atenção da parte dos portugueses que fica para outro texto.

Resolvi falar das flores e das sementes que Alice joga pela sua caminhada. Uma mulher que não espera acontecer, que escreve e contribui com a história do seu país, da língua portuguesa, da literatura com autenticidade, verdade, paixão e entusiasmo, sem arrogância, estrelismos ou vaidades.

No dia 3 de novembro, às 11:00, Alice Vieira estará novamente entre nós, na VI Tertúlia da In-finita no Palácio Baldaya.

Completando um ano de eventos da in-Finita em Lisboa, só me resta finalizar esse texto com muito obrigada, Alice Vieira!

Saiba um pouco mais sobre Alice Vieira:


DRIKKA INQUIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso