quarta-feira, 11 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... WANDA MONTEIRO

Agradecemos à autora WANDA MONTEIRO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?


Não me defino. Minha natureza é  avessa à demarcação das definições, das classificações, das codificações. Penso que a arte, sobretudo, a arte literária deve nascer sob o signo da liberdade. Arte nasce libertária e vive libertadora.

2 - O que a inspira?

O sempre tudo da vida, suas invisibilidade, o mistério das coisas miúdas; a pulsão de tudo que vive e morre aos meus sentidos e percepções.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Penso que a resposta eu já dei na primeira pergunta. Mas, afirmo: a liberdade não admite tabus.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Penso que, dependendo do trabalho de divulgação e distribuição, elas podem promover a difusão da arte literária e de algum modo, promover a obra de autores e autoras que não conseguem publicar suas obras em livros solo.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Essas plataformas me permitem interagir com outros autores e autoras e ainda que, de forma limitada, divulgar o meu trabalho. E o mais importante, dá alguma visibilidade de minha produção literária que pode ter o alcance de editores e produtores culturais. A In Finita é um desses bons frutos colhidos nas redes sociais.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Sobre os pontos positivos são inumeráveis e eu precisaria os alinhar em campos objetivos e subjetivos. Então posso falar de um ponto negativo desse universo: a dificuldade de publicação e, sobretudo, de distribuição e divulgação das obras literárias.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

O empenho do autor e da editora na eficiente distribuição e promoção de suas obras publicadas.  O autor tem ser lido e pra ser lido, o leitor deve ter acesso a elas.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Publicação de meu livro A Liturgia do Tempo e outros silêncios; a conclusão de um romance; e a pesquisa e escrita do livro em prosa biográfica sobre a obra e legado de meu pai Benedicto Monteiro.

9 - Sugira um autor e um livro.

Dalcídio Jurandir - todos os seus livros.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Você acredita em certezas absolutas?
Não acredito no absoluto das certezas, nem das verdades, nem dos dogmas. As certezas nunca são absolutas. Elas são, no mínimo, obsoletas. Fazem e desfazem dos conceitos do bem e do mal, mas, pecam pelo obscurantismo de sua lógica.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso