quinta-feira, 19 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... FORTUNATA FIALHO


Agradecemos à autora FORTUNATA FIALHO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Como pessoa considero que sou simples, curiosa por conhecimento, amiga da minha família e dos meus amigos. Adoro ler, o meu esposo diz que nem que eu viva muitos mais anos vou conseguir ler tudo o que vou comprando.
Como romântica que sou, gosto de escrever o que me vai na alma. A escrita dá-me a possibilidade de viver diversas vidas, ter a idade que quiser e viajar a lugares inalcançáveis. Na escrita eu sou mais eu sem tabus ou condicionamentos.
Quando preciso de um psicólogo, o que na minha profissão é frequente pois sou professora, escrevo tudo o que me incomoda e, assim consigo encontrar novamente o meu equilíbrio emocional.

2 - O que a inspira?

O que me inspira é algo que não consigo definir pois escrevo se estou triste mas também escrevo se estou alegre, escrevo para descrever algo que me deixou encantada mas também escrevo sobre algo que me revolta. Dizendo de uma forma sucinta, escrevo por tudo e por nada, escrevo porque escrever me deixa feliz.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Sim, lamentavelmente existem, como fui educada a não dizer palavrões escrevê-los também se torna muito difícil. Estou a testar-me com a escrita de um texto erótico e muitas vezes tenho de parar e pensar muito bem para que não se torne pornográfico, detestaria que o resultado fosse esse. Enfim, é uma questão de educação e não uma crítica negativa a quem o faz.
Talvez com o tempo esse tabu deixe de existir e depois logo se vê...

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Gosto de participar pois faz com que eu me continue a desafiar e ao mesmo tempo dá-me a possibilidade de conhecer mais pessoas que como eu gostam de escrever.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Sirvo-me das redes sociais para dar a conhecer o meu trabalho e procuro ter contacto com outros que como eu gostam de escrever e/ou ler. Através delas tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas com uma criatividade enorme e todos os dias encontro algumas surpresas agradáveis. Tenho o meu blog (escreversonhar.wordpress.com) ligado às minhas redes assim consigo mostrar o meu trabalho a um leque superior de pessoas.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Pontos positivos? Todos. Quem não tem uma visão muito restrita do mundo que nos rodeia e, muitas das vezes, é fácil de influenciar, além disso a escrita também nos proporciona sonhos e fantasias.
Pontos negativos? A dificuldade em um escritor desconhecido publicar o seu trabalho. Infelizmente se não tiver dinheiro isso torna-se quase impossível.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Tenho muita dificuldade em responder, eu tento divulgar o meu trabalho nas minhas redes sociais e participar em alguns projetos juntamente com outros escritores como eu.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Continuar a escrever e, quem sabe, voltar a publicar. Tenho alguns projetos em desenvolvimento tanto na prosa como na poesia.

9 - Sugira um autor e um livro!

Ui, que difícil! Saramago em O Evangelho Segundo Jesus Cristo. José Rodrigues dos Santos em O Anjo branco…

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Conseguia viver sem sonhar? Responderia que não, seria um pouco como morrer.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso