segunda-feira, 9 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... BEATRIZ H. RAMOS AMARAL


Agradecemos à autora BEATRIZ H. RAMOS AMARAL a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Sou uma pessoa para quem a palavra sempre foi e é fundamental. Alfabetizei-me espontaneamente, em casa, diante das letras de um jornal, um ano antes de ir para a escola. Quando criança, já era fascinada pelas letras, pelos grafemas.  Navego/trafego/transito/voo pelo som do verbo e seu sentido. Interessam-me desde sempre os desdobramentos de sentido, a graça e a luz da eufonia, a transmigração de letras e linguagens, a intersecção de códigos, a plurissignificação, a polissemia, a música, a imagem, as figuras, o movimento. Interesso-me por esses elementos e neles faço inserir meu verbo. Defino-me como uma autora em constante ebulição, a extrair faíscas de vários mundos que fervem e se mesclam, amanhecendo grafemas, inaugurando e reinaugurando raízes e valises de futuro, frutos, folhas, canto de pássaros, jogo de sombras, entreluzindo portas abertas, ruas, alamedas, instâncias (re)descobertas. O universo aberto é meu tema. O ritmo batiza minha voz. Escrevi um romance aos quinze anos, que publiquei aos dezenove. Publiquei mais onze livros. Entre esses 12 livros, estão também sete volumes de poesia - “Alquimia dos Círculos”, “Planagem”, “Primeira Lua” (escrito em colaboração com Elza A. Ramos Amaral), “Luas de Júpiter”, entre outros - um ensaio biográfico (sobre a trajetória da extraordinária cantora Cássia Eller, 2002), um livro de crítica literária sobre a obra de Edgard Braga “A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga” (2013), resultado de minha dissertação de Mestrado, em que pesquisei e estudei a obra deste fantástico poeta brasileiro (que integrou a segunda fase do movimento concretista, foi traduzido para outros idiomas e ainda é pouco conhecido em seu próprio país), um livro jurídico e o mais recente, de contos-pulsações, “Os Fios do Anagrama” (2016), que me deu a alegria de receber o Prêmio Troféu Literatura 2017, como o melhor livro na categoria contos e crônicas. Gosto imenso da narrativa breve. Alguns poemas e referências a esse trabalho está no meu site www.beatrizhramaral.com.br

2 - O que a inspira?

A sensação da noite me desperta e inspira, assim como a música, as águas, os oceanos, os planetas, as galáxias, as rotas astronômicas. Os átomos, as moléculas, os fractais, as frestas me atraem e se convertem em verbo-escrita-escritura. As várias linguagens estéticas, a cinematografia, a dança, a fotografia, o claro-escuro do barroco, as galerias, o impressionismo (na música e na pintura), a dramaturgia, os olhos abertos e profundos de certas personagens, as estações do ano, a luz de cada estação, os instrumentos da orquestra, os instrumentos de solo, os instrumentos de sopro, a clarineta, o oboé, a flauta, os instrumentos de cordas, a harpa, o cravo, o alaúde, a obra de Bach, Telemann, Vivaldi, John Dowland, a música antiga, medieval e renascentista, os ares do trovadorismo, as simultaneidades do frenesi contemporâneo, o cotidiano, as cores vespertinas, as incongruências desse nosso tempo, a escassez de tudo, a escassez de afeto, os vácuos, o desenho da lua. São os elementos que me despertam a escrever, dizer, falar, compor.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

A arte é o território da liberdade e não permite tabus. As páginas são abertas. Só excluo qualquer possibilidade de incitação ao desrespeito aos direitos humanos, que não podem ser jamais vilipendiados e de nenhum modo. Isto não significa não tratar do tema. Denunciar, relatar, retratar, sim. Mas jamais estimular o desrespeito à igualdade e aos direitos fundamentais do ser humano, cujo respeito é básico, sagrado, indispensável para a coexistência das pessoas em sociedades e comunidades.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

São instrumentos notáveis, extraordinários, de expansão do universo de cada autor. Sua importância está em tecer encontros, redes e grupos de autores, estimular o conhecimento e os diálogos entre poetas e narradores, bem como em estimular a divulgação de textos em círculos diversos e cada vez mais amplos no espaço no tempo. São fundamentais e algumas acabam se tornando históricas, antológicas, marcando época e identificando para sempre o nascimento de uma obra, um autor, um movimento estético.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Comecei a escrever na infância e a publicar nos anos oitenta, bem antes do surgimento da internet e das redes. Entretanto, desde 2008, em atendimento a convites de amigos, passei a também circular nas redes, com minhas páginas, textos e palavras. Considero-as relevantes por abrir possibilidade de divulgarmos nossa produção, conhecermos novos autores e até mesmo reencontrarmos autores com quem tivemos contato e de quem nos perdemos na esteira do tempo. Os reencontros são magníficos, aproximando e reaproximando autores de diferentes países, culturas e gerações. Estar nas redes é navegar numa biblioteca infinita de múltiplas conexões. 

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Os pontos positivos são os intrínsecos, os que pertencem à escrita enquanto arte, enquanto literatura, enquanto linguagem: a possibilidade de recriar o mundo, a possibilidade de expressão, a liberdade de conexões e construções, a infinitude das probabilidades estéticas. Escrever é viver e é aprender mais sobre o mundo e sobre si mesmo. Escrever é alargar o tempo, alargar todas as fronteiras. Escrever é despertar e crescer nas luzes do estranhamento e na desautomatização. Os pontos mais difíceis são os relacionados à distribuição das obras, sempre complicada, bem como os relacionados à influência do mercantilismo hiperbólico que vemos hoje em dia.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

São essenciais na divulgação de um autor a coesão da obra, multifacetada ou não, pois toda obra tem um ponto de coesão, a totalidade da obra, as características mais salientes, seja na voz, na dicção do autor, seja na versatilidade, seja na temática, a apresentação das análises críticas, resenhas, as atividades do autor (seu diálogo com o público, palestras, mesas, debates, oficinas, diálogos, seminários, colóquios, encontros), sua relação eventual com outras artes.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Pretendo sempre expandir minhas trilhas de vida e literatura, mantendo a coerência com meus ideais inaugurais e expandindo e alargando fronteiras. Há três livros já estruturados, um deles pronto e outros dois em elaboração, em gêneros diversos, um deles de ensaios e outros dois de poemas. Há, ainda, um romance que iniciei e precisei interromper – devo retomá-lo em breve. Em meus projetos, sempre está inserido o trabalho com a linguagem, a diversidade de gêneros literários. Na prosa, na narrativa, o sabor da construção de personagens, que é apaixonante.

9 - Sugira um autor e um livro!

Ítalo Calvino, “Cidades Invisíveis”, um livro que não pode faltar na estante de um escritor.
Citarei um segundo, bem recente: André Domingues, “Dramas de Companhia”, um dos grandes talentos da literatura portuguesa  contemporânea.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que a literatura faz ou pode fazer para melhorar o mundo e a vida das pessoas?

No plano genérico, como já dissemos, a lteratura, enquanto arte, assim como as demais expressões estéticas, abre horizontes, ensina a pensar, a raciocinar, a refletir, a ponderar, ensina a escrever, permite a interiorização e um certo grau de introspecção de que todos nós precisamos ter, ocasionalmente, e que faz muita falta, hoje, a todos.
Num plano individual, desperta vocações e talentos, ajuda a lapidar escritores em formação, abre as fronteiras de repertório e do pensamento para o mundo, para a grandeza do universo.
E ainda pode constituir um projeto – de um indivíduo ou de grupos de pessoas, de qualquer idade, formação e atividade – conduzindo-os a um universo amplo, no tempo e no espaço – quer como leitores, quer como autores.
A literatura reflete o momento histórico em que é produzida e, mais do que isso, antecipa, com suas antenas finas e certeiras, muito do que chamaremos de futuro. Jamais nos esqueçamos das palavras sábias de Ezra Pound: “Os artistas são as antenas da raça humana”.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

1 comentário:

  1. Também gostei muito de "Cidades Invisíveis". Parabéns Beatriz por contribuir com sua obra pra literatura!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso