sábado, 7 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ANTHONY PORTES


Agradecemos ao autor ANTHONY PORTES a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Não tenho uma definição formada como autor, ainda procuro encontrar uma forma melhor de me expressar. Mesmo escrevendo quase todos os dias, poesia, contos, haikais e músicas. Estou em constante processo evolutivo, aprendendo, mudando, buscando melhorar e evoluir a escrita, o vocabulário. No sentido pessoal, sou um estudante típico, trabalho de dia estudo a noite, e os finais de semana são dedicados a musica. 

2 - O que o inspira?

O mar e a música. Acho que a calma do mar, e a criação das músicas, ambos inspiram da mesma forma. A escrita vem fácil quanto se têm os dois. A escrita é só uma forma de transpor aquilo que se sente. Os dois juntos transcendem a matéria e deixam tudo mais bonito, mais agradável, mais humano. 

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não, não há nada que não possa ser escrito. 

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Acho que é o primeiro passo, eu tenho um amor absurdo por elas. Sempre que chega alguma, me enche de esperança. Tanto por participar quanto por conhecer tanta gente com o mesmo espírito, com a mesma vontade de pôr pra fora tudo aquilo que sente. Pessoas que encontram na escrita o seu ponto ideal.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Bem, eu comecei e continuo escrevendo no meu tumblr (mogame.tumblr.com), acho a maneira mais fácil de atingir o publico rapidamente. Você pode estar viajando, ou almoçando, posta e está tudo ali para quem tem interesse em ler. Apesar dos poucos ou quase nenhum retorno, está registrado.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

O ponto negativo é que o meio ainda é muito preconceituoso com “jovens” escritores. Em quase todos os lugares, existem as ‘panelas’ e apenas eles importam. É difícil alguém querer começar e entender estes pontos. Você tem talentos maravilhosos na cidade, e eles nunca estão dispostos a dividir o conhecimento ou partilhar esta posição. Falando aqui de Curitiba, acho que o ponto positivo é a Feira do Poeta, foi o único lugar que abriu este espaço. Têm muitas pessoas novas, e os organizadores estão sempre dispostos a ajudar. Eu mesmo depois que descobri a Feira, - através dela que encontrei esta antologia -  aprendi muito mais. Me deu coragem para procurar outras.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor? 

Coragem, saber lidar com a reprovação, nunca desanimar, escrever sempre, e buscar novos meios. A divulgação vem dele querer que aconteça. Conheço muitas pessoas que tem coisas lindas escritas e as guarda com medo da reprovação. 

8 - Quais os projectos para o futuro?

Pretendo desengavetar meus projetos para livros, voltar a escrever contos. Nesses últimos tempos a poesia tem sido meu carro chefe. Talvez pela facilidade de não precisar de uma continuação e estar ali por perto sempre. 

9 - Sugira um autor e um livro!

A vida como ela é, Nelson Rodrigues.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Vamos publicar? 
AGORA!

Acompanhem, curtam e divulguem este e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso