sábado, 14 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ANAMARIA ALVES


Agradecemos à autora ANAMARIA ALVES a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Me defino meio louca... Tanto como poetisa quanto como pessoa. Acho que é minha loucura que me faz escrever tanto sobre tudo. Sou poetisa de catarse, escrevo para aliviar as dores, não apenas minhas, mas do mundo ao meu redor, de tudo que vejo.

2 - O que a inspira?

O tudo e o nada me inspiram. O universo como um todo. Tanto um passarinho na árvore quanto uma louca paixão. A vida me inspira, às vezes a morte também, Tudo depende do momento.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não existem tabus na minha escrita. Acho que vestir-me de louca nesse sentido ajuda.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Eu me lembro de ter conhecido Auta de Souza em uma Antologia poética, e nunca mais deixei de ler. Olavo Bilac me conquistou ainda criança da mesma forma com o poema "O pássaro cativo". Antologias são maravilhosas! Belas maneiras de conhecermos autores novos. E quem diria que um dia eu seria uma dessas autoras? A vida é mais louca que eu! rs.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais são muito importantes. Foi através delas que comecei a divulgar meus poemas e contos. E também conheci tantas pessoas maravilhosas e oportunidades únicas, como participar do Conexões Atlânticas, por exemplo.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Infelizmente livros não são valorizados no Brasil. A população foi ensinada a não gostar de ler, para ter menos acesso à informação e até mesmo ignorar a mesma pela incapacidade de interpretar um texto. Veja a taxa de analfabetismo funcional no Brasil. Esse é o ponto negativo. Todos os outros são positivos. Escrever é voar. Ler é procurar nas palavras tesouros preciosos! Tudo é possível no universo da leitura e escrita!

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Acredito que bons amigos são importantes em tudo, nisso foram o essencial para mim. Fora isso, acho que boas editoras e uma boa divulgação também contam muito.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Falo 4 idiomas atualmente, quero falar ao menos 5, para depois querer 6... É assim que se conquista, um após o outro. Na escrita, desejo escrever e ser lida por quem gostar. Conquistar leitores é abrir universos dentro de pessoas. Isso é lindo!

9 - Sugira um autor e um livro!

Quero sugerir o "Beijos de Marfim" de Ana Paula Sobrinho. Os poemas são verdadeiramente beijos de marfim. Maravilhosos!

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Pergunta: O que é escrita para você?
Resposta: É alcance.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso