terça-feira, 3 de julho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ANA AMÉLIAS NUNES


Agradecemos à autora ANA AMÉLIAS NUNES a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Defino-me com alta sensibilidade para conectar-me com as belezas desta vida, seja como autora e pessoa.
2 - O que a inspira?
Minha inspiração está no cotidiano: sensações, mar, natureza, tudo que abrange a sensibilidade humana.
3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?
Creio que não haja tabus. Não consigo escrever nada diferente do que sou. Portanto, o que está escrito já é livre por si só!
4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?
As antologias e coletâneas são muito importantes para divulgar os autores, expandir as palavras e temáticas, mas, sobretudo, para nos conectar. Há partilha, há inspiração, há adesão e cultura em franca expansão e admiração.
5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?
As redes sociais são um grande achado. Uma aliada aos escritores. Tão bom conhecer quem ama escrever!
6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
Só vejo pontos positivos:
*Expansão das múltiplas visões
*Liberdade em expressar-se
* Troca - Partilha!
*Amo a cultura, só traz benefícios para as pessoas - quando admirarmos a cultura dos outros, nossa vida se renovará e iremos além dos horizontes.
7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?
Acredito ser essencial para divulgação dos autores:
*Favorecer um canal para que os conheçamos;
*Criar possibilidades e oportunidades para que escrevam, e que o que tenham escrito seja lido;
*Apoio na divulgação;
* Facilidade para que possam empoderar-se, lançando seus livros.
8 - Quais os projectos para o futuro?
Meu maior projeto é poder editar e lançar meu livro. Quero “sair do armário”!
Em minhas gavetas, há muito material guardado, prontinho pra ser lido.
9 - Sugira um autor e um livro!
Gostei muito da Chimamanda Ngozi Adichie, foi minha filha que a apresentou para mim. Sugiro este livro: “Para criar crianças feministas: Um manifesto”, para toda e qualquer pessoa, independentemente de sua idade e identidade de gênero.
10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
Por que limitar as mulheres em uma Literatura Feminina?
Creio que somos infinitas.
E não caberíamos nessa palavra.
Sugiro que sejam apenas, e não somente: mulheres que escrevem Literatura. Sem limitações. Mulher, na sua essência, já é plural.
Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso