terça-feira, 12 de junho de 2018

FALA AÍ BRASIL... LUCIANA BESSA SILVA (I)



Quando vamos namorar?

 Só quem enfrentou o trânsito de uma capital é capaz de desenhar como é uma quarta-feira chuvosa às 18:00h.
É um calor insuportável, um barulho de buzinas ensurdecedor, uma demora interminável para chegar em casa. Na frente, dos lados, atrás...  são carros de todos os tamanhos, de todas as cores e uma sensação de impotência que consome cada pedaço do seu corpo, da sua alma. É gente passando, ambulantes vendendo tudo que você consegue imaginar, bicicletas circulando e motoqueiros tirando ‘um fino’ do seu retrovisor.
Como há sempre o lado bom da vida, pelo menos dizem os livros de autoajuda, no banco do passageiro, há alguém por quem nutro um profundo carinho e admiração, alguém por quem você comete a loucura de sair de onde você está, seu ambiente de trabalho, percorrer 30km e retornar sabe para onde? Acertou quem disse para o mesmo lugar que você estava, pois uma palestra seria proferida e o palestrante estava ali, ao meu lado.
No meio daquele turbilhão de sensações escuto: quando vamos namorar? Foi tão imediata minha resposta: nós estamos namorando. Namorar é simples: é estar junto, é compartilhar os problemas, é escutar o outro, é entender os seus sentimentos, é refletir sobre a vida, é ajudar a pessoa no cotidiano, era exatamente isso que eu estava fazendo: namorando.
Namorar é, para mim, no meio de tantos compromissos, aventurar-se pelo meio de uma cidade que não foi preparada para a chuva simplesmente para ter ao seu lado, mesmo por poucos minutos, alguém cujos olhos são de um verde intenso, que sua única vontade é perder-se ali dentro.
Precisei viajar. Uma semana ausente. Nos falamos todos os dias, lemos poesias, comentamos dos nossos planos, combinamos programas. Prestes a retornar eu escuto a mesma pergunta: quando vamos namorar?
Fui repetitiva, na verdade, acho que sou. Respondi: nós estamos namorando. Mas ele me explicou que estava me perguntando quando iríamos transar. Finalmente, aprendi o significado dessa expressão: namorar significa transar... É sempre bom aprender o significado de novas expressões!

Luciana Bessa Silva, brasileira, doutoranda em Letras pela mesma instituição (2018). É professora efetiva do Centro Universitário Leão Sampaio em Juazeiro do Norte-Ce. É integrante da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno ocupando a cadeira nº 1, cuja patrona é a escritora Francisca Júlia da Silva Munster. Integra, ainda, a Academia de Letras Municipais do Estado do Ceará-ALMECE ocupando a cadeira nº 66, representando o município de Tabuleiro do Norte. Faz parte do 5º volume do livro Mulheres do Brasil (2000), da 1ª Antologia da ALMECE (2000) e da Coletânea da ALMECE (2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso