quarta-feira, 6 de junho de 2018

EU FALO DE... TRADIÇÃO


A propósito do horário dos eventos In-Finita, no Palácio Baldaya, são inúmeras as opiniões que chegam aos meus ouvidos. Para uns o problema é ser de manhã, para outros é ser em cima da hora de almoço, para mais uns quantos, é ser aos sábados, para outros é a falta de estacionamento.

Entendo estas sentenças com a mesma leveza que oiço as desculpas  usadas para justificar ausências em lançamentos e apresentações de livros individuais e/ou colectivos. Nesses casos a hora não é conveniente, o local não é o adequado porque fica fora de mão, ou é longe, ou porque chove, ou porque venta, ou porque está calor, ou... ou... ou...

Perante tantas desculpas, às vezes dou por mim a pensar se só eu é que tento contornar obstáculos para alcançar objetivos, e todos os outros têm, por natureza ou sorte, a vida facilitada.

Sendo certo que nem sempre existe compatibilidade entre os nossos compromissos pessoais, profissionais ou sociais, e estes eventos, acredito que seria mais honesto dizer-se: Não estou interessado! Prefiro ficar em casa!

Os eventos In-Finita, no Palácio Baldaya, continuarão a ser sempre aos sábados (duas vezes por mês), das 11 às 12.30, enquanto lá nos quiserem. Todos os que aparecerem serão bem recebidos e não haverá tratamento diferenciado; todos serão tratados de igual modo, com o mesmo respeito e consideração.

Trabalhamos cada evento como fosse o primeiro de modo a proporcionar, tanto a autores como ao público em geral, hora e meia de convívio saudável, dedicando a cada um, dos presentes, as mesmas oportunidades, sem excepções às nossas regras.

Sabemos que, apesar da periodicidade, nem sempre poderemos contar com um ou outro (sendo lógico e compreensível que assim seja). Sabemos que, por mais vontade que alguém tenha em marcar o máximo de presenças, há sempre imprevistos e imponderáveis de última hora. Também sabemos que nem todos os nossos eventos agradam às pessoas e há temas que afastam alguns.

Sabemos tudo isso mas, para nós, o mais importante é estarmos a trabalhar para garantir que existam espaços/eventos onde todos têm a possibilidade de divulgar-se, promover a sua obra, discutir temáticas e defender as suas opiniões.

Quanto às desculpas... Essas existirão sempre, independentemente do dia, da hora e do local dos eventos. Assim manda a tradição.

MANU DIXIT

6 comentários:

  1. Agradar a Gregos e Troianos nunca foi nem será possível
    Pela minha parte sempre que me seja possível marcarei presença,porque:
    Gosto de me levantar cedo
    Ando de transportes públicos
    Adoro o convívio;entre outras razões.
    Quando não puder ir , não invento desculpas;simplesmente não vou mas fico com pena
    Obrigada a todos os que trabalham para que estes eventos aconteçam
    AS minhas saudações poéticas a todos os que as queiram aceitar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A IN-FINITA agradece, não só as participações, mas também o carinho...

      Eliminar
  2. Como sempre assertivo...não há hora certa para todos...mas é bom saber que há eventos e a vontade como dizes é a motivação para pelo menos uma vez se estar...eu que ainda não consegui estar mas sem desculpas um destes dia apareço com toda a vontade e prazer de estar com quem faz as palavras se espalharem e multiplicarem...parabéns pelo projeto e pelo vosso trabalho...beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá In-Finita,
    Jamais creiam que se consegue agradar a todos, pois é impossível, além de que esse tipo de atitude, é tão característico do ser humano.
    Confesso que há algum tempo que manifesto o meu desejo de ir a um evento vosso, contudo, e sem me querer desculpar, a minha pessoal (família e não só), às vezes trai-me. Mas um dia desses, irei ter o gosto de aparecer, tenho a certeza.
    Deixo manifestado, como já fiz anteriormente, que o vosso projeto é meritório, e mesmo que à distância, aplaudo com carinho.
    Só posso desejar-vos o melhor, beijinhos

    ResponderEliminar

Toca a falar disso