domingo, 17 de junho de 2018

EU FALO DE... PONTUAÇÃO E ORALIDADE



Muitas vezes, ao ler outros autores, questiono-me para que serviram tantos séculos de evolução da língua e da escrita, com a criação de signos e códigos?

Fico a pensar, para que raio serve a pontuação quando a grande maioria não lhe dá o devido uso (quando usam)?

Para que servem os sinais de interrogação e exclamação quando a generalidade abusa na aplicação?

O meu défice académico não me permite compreender a razão pela qual muitos usam três ou quatro ponto de interrogação no final da pergunta. Também não alcanço os motivos dos três ou quatro pontos de exclamação no final de uma sentença, ou os quatro pontos de reticências.

E como não consigo entender esta forma de pontuar, deixo no ar, para quem souber responder: Como se lê esse excesso de signos? Como os dizemos na oralidade? Temos de esticar as entoações, interrogativas e exclamativas, até ficarmos sem ar nos pulmões?

Quanto à omissão de sinais de pontuação, já sei que me vão falar de Saramago e tal (fundamentados em dois ou três livros menores) mas em relação ao excesso o que me dirão os arautos da expressividade muda?

Fico a aguardar....???!!!

MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso