sábado, 9 de junho de 2018

EU FALO DE... ESFORÇO DO NOSSO TRABALHO


Às vezes fico no meu canto a pensar se estou verdadeiramente no mesmo espaço/tempo dos meus semelhantes, ou se, o plano em que vivo, é alguma realidade paralela, que num qualquer instante, por ordem divina, celeste ou quântica, se cruza com outras realidades.

Desde sempre alicercei os meus pensamentos sobre todos os aspectos da vida partindo de uma lógica base em que o fator trabalho é preponderante para se alcançar metas e conquistar objetivos. Desde muito cedo incuti, na minha forma de ser, estar e agir, uma forte convicção sobre a necessidade incontornável, logo imperativa, de nos esforçarmos para conseguirmos, seja o que for.

Mas, cada vez mais, sinto que esta convicção é vista quase como se fosse um pensamento alienígena. Olho em redor e vejo o mundo à espera que as coisas simplesmente aconteçam; que as soluções para os problemas do dia-a-dia surjam por artes mágicas; que o sucesso caia do céu.

Por mais estranho que possa parecer, continuo a acreditar que a nossa relação, com os diversos aspectos da vida, deveria ser encarada como se fossemos todos pedreiros: temos de construir tudo, peça por peça, até o edifício estar completo, e depois temos de ir remodelando aqui, emendando ali, acrescentando acolá.

Para os menos rústicos, ou menos receptivos a metáforas básicas, dou um exemplo mais literário: um livro só aparece feito se houver quem o escreva, quem o imprima, quem o edite.

As coisas não aparecem feitas por si mesmas. Elas têm que ser trabalhadas e o trabalho requer esforço. E não há nada mais satisfatório e gratificante do que ver os resultados do esforço do nosso trabalho.

MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso