sábado, 23 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... THINA CURTIS


Agradecemos à autora THINA CURTIS a disponibilidade em responder ao nosso questionário 

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Sinto-me uma artista e pessoa livre de "modismos", uma mulher que busca em minhas vivências, meus relacionamentos, minha forma de ver o mundo ou em mim mesma, sinto um amor incondicional pela Literatura e pelos Fanzines, são deles a inspiração e coragem para a arte contemporânea que produzo. Vejo minha função como artista e militante desta arte, como uma oportunidade de fazer um caminho diferente, uma possibilidade em experimentar e explorar a vida de forma artística.
Entre os altos e baixos que já passei me sinto uma pessoa que conserva em mim essência, a espontaneidade, uma pessoa cheia de sagacidade, a liberdade de expressão e a poesia na forma de viver. Vivo sempre em aprendizagem.

2 - O que a inspira?

A Vida, a Poesia e Esperança e a Arte.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Os tabus existem em tudo, faz parte desde sempre do ser humano, da sociedade, eu não me preocupo muito com tabus quando escrevo, acredito que justamente nas palavras, e quando escrevo me sinto liberta de todos tabus.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

De uma importância vital para a literatura manter se viva e em movimento.
Esses intercâmbios culturais através das palavras nos proporcionam muitas informações é relevante para focalizar as antologias enquanto suporte e estimulo para leitores e artistas.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Intensos.
São fundamentais na troca de informações, contatos, divulgações.
Indispensável, a internet trouxe o surgimento de vários novos bons escritores e editoras...
São determinantes atualmente e claro acaba por influenciar novos trabalhos e artistas com minhas ações também.
Essa ferramenta hoje dá alicerce e suporte que são oportunidades para que eu como artista interaja com meus fãs, leitores e aumente a chance de vender meus trabalhos, que acabam não sendo só fanzines, são oficinas, workshops, resenhas para blogues etc.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Negativos: Ainda é a valorização da própria. A falta de estimulo e hábito.
São muitas dificuldades ainda para uma maior realização da “ponte cultural” entre escritor e escrita, críticos, leitores através da escrita. Ainda noto muito conservantismo e medo de ousar na escrita. O que acaba nos limitando.
Mais os tempos estão mudando.
Os jovens vêm se apropriando da escrita e ela inclusive vem assumindo outros formatos.
E isso contribui muito para que as coisas fluam e os clássicos convivam com o contemporâneo.
Ao que tudo indica, com a chegada das tecnologias, redes sociais, os escritores, poetas, educadores, editoras, leitores e o próprio livro passam por um momento de transição, que estabelece uma troca ativa de ideias que resulte em transformações, modernização e na idealização de novos padrões ideológicos e atuação. 

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Primeiro um trabalho bem escrito, um bom suporte gráfico/visual, uma boa divulgação.
Valorização do autor local em sessões de autógrafos, primeiramente na cidade, bairro que mora. Intercâmbios culturais para divulgar trabalho.
- Atividades culturais como saraus, bate-papos literários, feiras literárias e de publicações.
Publicações e coletâneas de fácil acesso sem muitas burocracias.
Leis de incentivo para pequenos autores e editores.
- Responsabilidade social, cultural e apoio a partir de projetos ligados a espaços literários ex: Bibliotecas, Casas de Cultura, Espaços Culturais, Mídias Sociais.
Uma boa identidade visual.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Continuar a escrever e produzir Fanzines me possibilita seguir concretizando meus sonhos.
Quero publicar um livro de poesias e espero que em breve!

9 - Sugira um autor e um livro!

Um autor Zhô Bertolini, um livro O Poeta e o Carteiro e acrescento um filme rs:
Trem Noturno Para Lisboa.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Uma que me surpreendesse e tocasse minha alma.
De Coração! Com Palavras em forma de Poemas!

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

1 comentário:

  1. Oque dizer de uma das mulheres que melhor representa a luta da literatura independente nesse país? Apenas me vem uma palavra, obrigado por não desistir de nós. ... by leo

    ResponderEliminar

Toca a falar disso