terça-feira, 26 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... MIGUEL CURADO


Agradecemos ao autor MIGUEL CURADO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Enquanto autor tento ser tudo menos rígido. Sou influenciável, sim. Neste momento a minha concentração na poesia faz com que leia mais poetas, e me sinta mais influenciado por aquilo que leio. Mas penso que consigo fazer, ou criar um estilo próprio. Como pessoa sou precisamente isso, uma pessoa flexível. Aberta ao mundo. Que tenta modernizar-se o mais possível. E sempre aberta a aprender.

2 - O que o inspira?

Inspira-me tudo. Literalmente tudo. Desde um sonho. A uma comida. A um instante que observo ou fotografo. Uma conversa. Um sentimento que as pessoas que amo me transmitem. No fundo, tudo isso reunido numa torrente criativa que tem intermitências. Mas que é por mim forçada, ou seja incentivada. Obrigo-me a escrever diariamente, e desde há largos meses (pelo menos 6 ou 7 meses consecutivos), tenho escrito todos os dias.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não. Nenhuns. Muitas vezes não consigo ser tão provocador como quero, porque a inspiração surge-me sempre de uma forma inesperada, e quase sempre em raciocínios que saem para o papel de uma penada. E quando consigo ser provocador com as minhas ideias, com o que escrevo, nunca o faço da forma que mais me agrade. Mas nada como a prática.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Nunca publiquei em nenhuma coletânea. Esta será a segunda, e sempre com a chancela da Infinita. Mas penso que têm uma importância diferente das publicações em nome individual, já que permitem uma maior difusão de estilos, e um deleite diferente para o leitor.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Não muito, sinceramente. Os blogues sim. Potenciei a minha escrita num blog, e continuo a agarrar-me à liberdade que um blog pode dar. As redes sociais, na minha opinião, não são cenário para a escrita, porque dissolvem a escrita no meio da rotina, da banalidade.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Começo pelos negativos. A escrita, levada de uma forma exaustiva, pode conduzir à alienação. À diferenciação do padrão de encaixe no real. E, mais grave ainda, na minha opinião, pode levar a pessoa a construir uma ideia errada de si própria. Por outras palavras, a pensar de si algo que não tem correspondência com a realidade. Passando aos pontos positivos: para mim, a escrita, é um escape. Claramente. Tento vivê-la de uma forma comedida. Mas é algo que sempre me deu prazer. Que me permite libertar sentimentos negativos e positivos em simultâneo, de uma forma de total catarse.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Encontrar as pessoas certas, que tenham um projeto de edição honesto, eficaz, e que se adapte às caraterísticas do autor. As primeiras obras, normalmente, são sempre uma precipitação por parte dos autores. Contactam as pessoas erradas. Sofrem prejuízos em vez de benefícios, só para dizer que publicam o primeiro livro. Acho muito mais positivo começar com um projeto que nos encha o ego, e potencie futuras obras.

8 - Quais os projetos para o futuro?

Em sequência da pergunta anterior, procuro projetos que me encham o ego e me façam continuar. Tenho poemas para mais obras como o ‘Abrir os olhos até ao branco’, várias. A aposta num livro de contos, ou numa novela, não sei se será para já. Provavelmente não. Não me sinto ainda maduro o suficiente. E tenho, em paralelo, o desejo de escrever um livro no âmbito da minha área profissional. Com base num tema forte. 

9 - Sugira um autor e um livro!

José Saramago, sempre. O Ano da Morte de Ricardo Reis. É capaz de ser, de todos os livros que já li, o que mais roça a perfeição.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Como gostarias que a tua vida fosse resumida? Resposta: a procura pela dignificação, e pela impressão de uma marca registada que fique, pelo maior tempo possível.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso