sexta-feira, 1 de junho de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ALDIRENE MÁXIMO


Agradecemos à autora ALDIRENE MÁXIMO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autora e pessoa?

Eu sou uma eterna aprendiz. Pois a cada texto escrito, eu aprendo algo novo e experimento emoções novas.

2 - O que a inspira?

Deus, Natureza, Amigos, Família e o Amor em sua essência.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?

Não existem tabus. Porquê tenho sede de conhecimento e me sinto realizada quando aprendo algo novo. Dessa forma, pesquiso alguns temas para poder transmitir mais fielmente aos meus leitores, a emoção que estou sentindo.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?

Tenho participação em aproximadamente 30 antologias. 3 delas, em Portugal. Acredito que é uma excelente maneira de divulgar os textos dos autores e também de se fazer amizades. Conheci alguns amigos através das antologias e isso tem sido enriquecedor. Assim, um vai indicando o trabalho do outro e crescemos juntos. A literatura tem essa missão, de unir pessoas e também de nutrir a alma de belíssimos sentimentos.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Foi através do Facebook que eu conheci vocês e pude ter a oportunidade de viver essa “Conexão Atlântica”. O Facebook me mostrou esse universo que antes, para mim, era muito distante. Eu pensava que o melhor caminho era publicar os livros solos. Depois que publiquei meus dois livros, iniciei esse processo de participação das antologias. Confesso que tem sido uma experiência gratificante! Não sei se vou conseguir parar. Aceito participar da próxima antologia, caso queiram me convidar.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Os positivos, para mim, é o fato de lidar melhor com mihas emoções. Eu sou uma pessoa muito intensa e a literatura me ajuda a equilibrar isso. Quando vejo leitores e / ou ouvintes chorando por conta dos meus poemas, eu me sinto realizada. Alguns já me disseram que eu consegui traduzir os sentimentos deles. É como se a vida estivesse me entregando um presente por eu ter sido dedicada à missão dada. Os pontos negativos é que infelizmente, no Brasil, não se lê muita poesia. Mas, acredito que aos pouquinhos, conquistaremos espaço nos corações dos leitores. Sendo assim,  a responsabilidade aumenta quando se quer inserir um poema ou livro novo no mercado literário.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Editoras darem oportunidade para autores iniciantes, levando essa nova literatura para eventos literários, em escolas, bibliotecas e saraus. Afinal, o Sol brilha pra todos. Trabalhei em livraria por 5 anos e descobri autores iniciantes talentosíssimos. Muitos, que custearam a publicação do próprio livro. Muitos autores nascem com o dom da escrita. E acredito que o mercado editorial poderia apostar um pouco mais neles.

8 - Quais os projectos para o futuro?

Escrevo desde os 12 anos. Tenho 2 livros publicados e 3 projetos prontos. Pretendo publicar todos. Nesse momento, tenho participado das antologias, tanto como escritora quanto como organizadora. Na medida do possível, participo de alguns eventos para divulgar meu trabalho. Tenho mais facilidade em escrever poesia. Iniciei um novo projeto há 1 semana. No futuro, se Deus me permitir, quero divulgar melhor os meus projetos em escolas, bibliotecas, universidades, saraus e também em outros países.

9 - Sugira um autor e um livro!

O fazedor de velhos do autor Rodrigo Lacerda. Esse livro me inspirou a não desistir do meu sonho de ser escritora.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Literatura é: “Minha essência, Minha Vida, Meu Ar, Meu Eu”.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

1 comentário:

  1. Que leve e doce de ler tua entrevista,querida. Sucesso, companheira de versos!! 💕

    ResponderEliminar

Toca a falar disso