sexta-feira, 29 de junho de 2018

ADRIANA FALA DE... PRODUÇÃO DE LIVROS IN-FINITA



Com a produção das Antologias TOCA A ESCREVER e CONEXÕES ATLÂNTICAS, pude perceber que conseguíamos fazer um trabalho exatamente como sempre desejei, em consonância e total integração com o pensamento também de Emanuel Lomelino. Uma obra simples, sem erros de paginação e ortografia, atenta aos detalhes estruturais da poesia e regras gramaticais. Ficamos satisfeitos, com tão pouco, trabalhando no limite, sentimo-nos realizados por concretizar o ideal de divulgação, além de outras ferramentas que compõem o nosso trabalho. Com esse ponto de partida, uma porta se abriu, ao recebermos o contato do Miguel Curado, entre cafés e orientações, chegamos ao primeiro livro individual produzido pela IN-FINITA, ABRIR OS OLHOS ATÉ AO BRANCO, primeiro livro do autor, e por ser o primeiro, demos uma consultoria de como acreditamos que uma obra deve ser conduzida e agradecidos à escuta atenta e simplicidade do autor, Emanuel Lomelino deu uma aula, inclusive para mim, de várias situações que depõem contra a poesia e finalizamos esse encontro, mais atentos e com certeza, enriquecidos pelos conhecimentos partilhados. Com uma capa padrão, opção do autor, recebemos o resultado final, também com imensa satisfação de ambas as partes. E assim queremos prosseguir, criando possibilidades para produzir um livro acessível e sempre atentos para evitar erros.

E como pássaro que voa quer ir sempre mais além, em conversa com João Dordio, surgiu a ideia de assumirmos também uma colecção com dez autores portugueses. E com o empenho do nosso Coordenador, a COLECÇÃO POIESIS, está em vias de lançamento, com o livro número I, VIVÊNCIAS, de Margarida Cimbolini. E temos mais novidades vindo por aí.

A antologia CONEXÕES ATLÂNTICAS, que faz parte de um projeto continuado de divulgação de autores brasileiros e portugueses, nos dois países, segue navegando para uma segunda produção, com autores que participaram do primeiro livro e tantos outros que foram embarcando junto com a gente.

Tudo isso é para dizer que não somos e não temos pretensão de ser uma editora. Possibilidades e oportunidades nunca faltaram. Mas a IN-FINITA, pretende manter o propósito que a fez acontecer, e que também vem de encontro com o trabalho realizado pelo TOCA A ESCREVER. Divulgar os autores e as editoras, prestar serviços para ambos, tanto no Brasil ou em Portugal, pois acreditamos que no mercado, há espaço para todos, e queremos preencher lacunas e dar o nosso melhor, em assessoria e divulgação. Em 2017, quando decidimos os caminhos que a empresa iria seguir, optamos pela produção literária e tudo o que isso implica, de acordo com a necessidade do autor, editora e de quem contrata os nossos serviços. Por isso, agimos assim, sempre de braços abertos. Indicamos autores para editoras, se querem participar de grandes plataformas e ter um selo editorial. E damos todo o tipo de suporte, antes, durante e após lançamento. Fazemos assessoria literária, social media, edição de vídeos e todo o trabalho que o autor necessitar, seja de paginação, revisão, resenhas, convites, capas, e o que mais desejar. Também fazemos eventos para fomentar, divulgar e despertar a integração de todos. Coordenamos antologias, concursos, coleções para editoras, damos também suporte e trabalhamos em parceria em feiras, festivais e eventos literários. E no meio de tudo isso, temos os nossos projetos, além de atender autores que queiram publicar suas obras, de uma forma justa, bem elaborada e de baixo custo. Não temos concorrentes e amigos dos nossos inimigos (se é que temos) também são nossos amigos. Por isso, repito, não somos editora, produzimos livros e estamos no mercado para agregar e ocupar determinados espaços. Queremos manter sempre o nosso fio condutor e mola propulsora que nos faz ser quem somos: atender com excelência aqueles que nos procuram, e criar oportunidades para divulgar o que temos de mais precioso, o poder criativo da escrita e a nossa língua portuguesa.

Sejam todos bem-vindos!


DRIKKA INQUIT

1 comentário:

Toca a falar disso