domingo, 24 de junho de 2018

ADRIANA FALA DE... CONEXÕES ATLÂNTICAS II


A tarefa de unir autores, poemas de acordo com o regulamento, biografias, fotos e entrevistas, não é tão simples quanto parece. Nem todos enviam em conformidade, sempre esquecem alguma coisa, recebemos biografias extensas, e nem sempre é fácil resumir a vida de quem não conhecemos. E nem vou falar de algumas fotos, onde a designer tem que usar toda a habilidade para conseguir torná-las publicáveis. E o prazo, esse por mais que nos esforcemos, sempre termina estourado, pois tem sempre aquele que deixa faltando alguma coisa. Mas quem acredita e abraça um projeto como o Conexões Atlânticas, tem muito mais prazer do que esses pequenos aborrecimentos.

A I Antologia fluiu com mais tranquilidade, apesar de algumas pedras que esbarramos na caminhada com a gráfica no Brasil. Mas todos os participantes foram tão gentis e compreensivos que ficaram guardados em um cantinho aqui do coração, como primeiro filho, que enchemos de mimos e atenções. Fizemos a divulgação dos autores brasileiros em Portugal e o livro chegou até as mãos do presidente Marcelo e foi doado na 88º Feira do Livro de Lisboa. Missão cumprida, uma imensa satisfação e alguns novos amigos.

Essa embarcação é como o coração de uma mãe, sempre cabe mais e mais… e é com a mesma dedicação e empenho que estamos construindo a II Antologia. E tem sido um imenso prazer conhecer tanta gente do bem com suas poesias e vivências. É uma conexão que começou com uma ideia e ganhou vida própria, com o contributo de cada um que vai chegando. Aqui do lado de cá, mato as saudades desse Brasil tão cheio de arte e poesia, nessa gente que vem de cada cantinho do país.

E nessa segunda edição resolvemos unir os dois países, Portugal e Brasil e fazer a divulgação dos dois lados. A princípio por não ter conseguido a adesão suficiente para livros individuais, depois por facilitar e ampliar o campo de divulgação e seguir a ideia inicial do projeto. Convidamos também o grupo Mulherio das Letras para uma edição especial, pois movimentam várias autoras em diversos pontos do Brasil. Com o trabalho do meu parceiro Emanuel Lomelino, que ficou responsável pelos autores portugueses, chegamos aonde desejamos e sabemos que essa viagem, ainda vai seguir por muito tempo.

Um jeito diferenciado de promover a poesia e seu autor, em um projeto continuado, onde a Antologia é apenas uma das ferramentas utilizadas. Com valor por participação acessível a todos. A ideia além de promover a poesia, é fortalecer o elo entre autores e leitores do Brasil e de Portugal.

Agradecemos aos autores que estão participando da II Antologia Conexões Atlânticas e por todo o carinho que continuamos recebendo.

Lançamento previsto para final de julho em Lisboa.

Acompanhe-nos:
Seguem os links: 

Blogue TOCA A FALAR DISSO 


Acompanhe a divulgação:
FACEBOOK:
GRUPO CONEXÕES ATLÂNTICAS
PÁGINA CONEXÕES ATLÂNTICAS 


IN-FINITA

TOCA A ESCREVER
ANTOLOGIA CONEXÕES ATLÂNTICAS na AGENDA MAIO

DRIKKA INQUIT

1 comentário:

  1. Agradecida pelo seu empenho e de todo grupo envolvido, tenho certeza que ficará lindo e lerei com muito prazer as poesias de lusitanos e brasileiros que dividem o espaço com minha modesta poesia. Obrigada, bjs

    ResponderEliminar

Toca a falar disso