quinta-feira, 24 de maio de 2018

EU FALO DE... DIVULGAÇÃO DE AUTORES PORTUGUESES NO BRASIL




Um dos serviços mais relevantes da In-Finita é, por razões naturais, óbvias e umbilicalmente ligadas ao histórico de trabalhos realizados pelos seus membros, a divulgação.

Com a experiência de anos e os importantes contatos adquiridos, estamos a fazer a ponte que atravessa o Atlântico e aproxima autores e leitores do Brasil e de Portugal.

Como consequência deste propósito, a última iniciativa deriva da parceria feita com a revista/fanzine Alfarrábios, de Niterói (Rio de Janeiro), a pedido do seu mentor, Paulo de Carvalho.

Esta primeira abordagem permite-nos levar, ao conhecimento dos membros da comunidade artística de Niterói, algumas criações de dez autores portugueses.

Sabendo que, para muitos, o mercado brasileiro pouco ou nada diz, e que nem todos os autores sentem a necessidade de se fazerem notar para lá da fronteira, menos ainda noutro continente, a nossa escolha recaiu, com naturalidade, em autores que, de forma mais regular, têm abraçado o projecto In-Finita e as nossas iniciativas. Para além disso queremos, através deste contacto, suscitar interesse sobre o que por aqui se cria e despertar curiosidade em autores que, no futuro, possam querer fazer parte deste projecto de divulgação.

Estamos a criar caminhos. Trabalhamos para que a distância, entre Brasil e Portugal, diminua e se transforme em proximidade.

Os dez pioneiros, que indicámos, serão divulgados no número, de Junho, da Alfarrábios, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói, e temos a certeza que o impacto das criações enviadas será imenso e as expectativas dos leitores da Alfarrábios aumentarão deixando-os sedentos por mais. E a In-Finita cá estará para saciar essa sede de portugalidade.

Ficamos gratos aos autores, Alexandre Carvalho, Ana Coelho, Carlos Arinto, Celso Cordeiro, Isabel Bastos Nunes, Manuel Machado, Manuel Rodrigues, Maria Antonieta Oliveira, Miguel Curado e Vítor Costeira, pela disponibilidade em serem os primeiros nesta aventura, abrindo portas para outros que certamente aparecerão.


MANU DIXIT

2 comentários:

  1. Gratos são os Autores, e falo por mim em especial, pelo trabalho da In-Finita em prol da Poesia!
    Grato Emanuel e Adriana!

    ResponderEliminar
  2. Grata pelo convite, agradecendo o trabalho que a Adriana e o Emanuel têm feito em prol da divulgação dos Escritores e Poetas Portugueses e Brasileiros. Pela minha parte, muito obrigada!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso