quinta-feira, 10 de maio de 2018

DEZ PERGUNTAS A... JACINTO TERTO


 Agradecemos ao autor JACINTO TERTO a disponibilidade em responder às nossas questões

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Como autor sou de certo modo reservado, meio esquivo, quase um anônimo, em virtude disso, uso o pseudônimo (Jacinto Terto); entretanto, Jacinto Terto é mais do que isso, é o meu heterônimo. Como pessoa sou um homem simples e de alma boa, sem nenhuma pretensão em ser singular; sou muito família e tenho um coração de manteiga, facilmente me comovo com o sofrimento alheio; e contra injustiça, sou firme como rochedo.

2 - O que o inspira?

Embora pareça um poeta inflamado, Jacinto Terto é um pouco fleumático,   é quase sempre movido pelo espanto, por algo que  o estarreça; algo que o provoque e o faça refletir, ou o deixe  indignado... Agora, não “faz versos como quem morre” como disse Bandeira nem é completamente fingidor como definiu o poeta, Fernando pessoa, mas, “faz versos como quem chora de desalento e de desencanto“.

3 - Existem tabus na sua escrita?

Não, sou um escritor livre, por tanto, sem pejo.

4- Que importância dá às antologias e coletâneas?

Toda antologia, seja ela de prosas ou (poesias) é importante assim como o são as coletâneas, à medida que divulga fragmentos literários e textos de autores diversos, às vezes, alguns deles anônimos e outros, até mesmo, neófitos na arte de escrever e expor o que escreve.

5 - Que impacto tem as redes sociais no seu percurso?

Embora as utilize, não sou muito afeito às redes sociais, apesar de reconhecer a capacidade que elas têm como veiculo de informação e propagação no mundo virtual e moderno.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

A escrita foi e continua sendo a mais espetacular invenção da humanidade, contudo, pode ser usada para o bem ou para o mal; o abismo é a palavra articulada, escrita ou verbalmente externada. Quanto ao universo da escrita, não vejo pontos negativos.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

É essencial à medida que possibilita o autor se tornar conhecido e reconhecido, e até mesmo para afirmá-lo como tal.

8 - Quais os projetos para o futuro?

Compilar tudo que tenho escrito e, após lapidar, editar livros, construir minha biblioteca e continuar escrevendo.

9 - Surgira um autor e um livro?

Victor Hugo; o livro: Os Miseráveis. Gosto muito de Neruda e Graciliano Ramos. (Vidas Secas), entre outros, Machado de Assis.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem, e como responderia?

Quem é a sua musa e de onde deriva seu estro? A minha musa é minha algoz e sempre tenta me levar ao cadafalso, portanto, nada de obvio direi a ela; quanto ao meu estro, não manda avisar quando vem... Por isso que meus versos vertem das fendas de um rochedo, inequívocos como lavas de um vulcão.

Acompanhem, curtam e divulguem este e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso