sexta-feira, 25 de maio de 2018

ADRIANA FALA DE... III FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA (II)


Quando a Jannini Rosa, da Helvetia comentou que não havia ainda fechado a palestra sobre A POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA para o III FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA, só pensei em um nome: PATRICIA PORTO. Para mim na atualidade, é uma das poetas e escritoras brasileiras mais completas depois de Hilda Hilst. A escrita da Patrícia, seja na poesia, crônica ou conto é real, nua, crua, com metáforas e figuras de linguagem, além da correção gramatical e ortográfica, que deleitam o leitor  que aprecia a arte da escrita. Patricia sabe manipular com excelência todos esses elementos que transformam seus textos em pequenas preciosidades.
Mas sem pensar que ela estava a 7482 km de distância, a convoquei  para estar em Lisboa em setembro. Como assessora literária da autora, fui criando outras situações, para que além do dia de palestra, sua presença fosse necessária e imprescindível. Para sorte minha, sua agenda estava com uma semana disponível e com a alma transbordando dos melhores sentimentos, tive o imenso prazer de confirmar a sua participação no III FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA.
Patricia é uma daquelas pessoas que se quer ter sempre por perto. Ilumina, encanta, desperta o pensamento e provoca a ação. Sabe que é uma das eleitas para contribuir com a humanidade, seja em um pequeno ou extenso espaço, seja em sua cidade, país ou pelo mundo. E sabe que mesmo, sem sair de casa, movimenta acontecimentos, nem que seja na vida de quem a lê.
Nascida em São Luís, no Maranhão, carrega a força da mulher nordestina e a essência guerreira por onde passa. Radicada em Niterói, Rio de Janeiro, formada em Literatura, mestre e doutora em Literatura e Educação, com a habilidade e a arte da palavra e da escrita, será com certeza, uma grande contribuição na divulgação da poesia brasileira.
Dia 14 de setembro, às 11:00h na sede da CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, estarei lá para sorver toda a poesia e  encantamento dessa querida e admirada autora, com dois livros publicados, o mais recente CABEÇA DE ANTÍGONA concorrendo ao prêmio Oceanos 2018. Sejam bem-vindos!

Participação gratuita. Todos convidados!


Acompanhe o III FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA no Facebook.

Saiba um pouco mais sobre Patrícia Porto:

Literamargens -   http://pporto.blogspot.pt/


Até lá…
Adriana Mayrinck

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso