terça-feira, 24 de abril de 2018

EU FALO DE... UM DIA CHEIO


O dia começou aziago com chuva intensa tocada a vento. Péssimo para quem decide envergar, sob o casaco impermeável, camisola branca e tem de carregar nos braços uma caixa, com 80 livros, protegida por um saco de plástico, cuja cor preta ocultou na perfeição a sujidade que o revestia. Resultado: todo o dia, de manhã à noite, pela necessidade de agenda, com a camisola manchada de ferrugem, como se estivesse com o conteúdo de uma chávena de café estampado no peito.

Foi neste preparo que enfrentei o público que marcou presença no I Painel In-Finita, subordinado ao tema Poesia e acção social, com o autor Manuel Machado e seus convidados, Sara Teiga e Ricardo Fonseca.

Sobre o evento muito poderia ser escrito tal a enxurrada de assuntos interessantes abordados. Durante hora e meia, que passou num piscar de olhos e sem que dessemos conta, dissertou-se sobre matérias sensíveis, com empolgamento, diversão, seriedade e emoção extrema. Os testemunhos e ideias expressas pelos três membros do painel refletiu-se na assistência e a interacção do público presente ajudou que, no final, todos sentíssemos o sabor amargo de uma conversa que poderia, muito bem, ter continuado não fosse a crueldade de um tempo, que não o atmosférico, que não perdoa na sua passagem e não há meio de conseguirmos esticá-lo.

À In-Finita resta agradecer, aos que enfrentaram uma manhã chuvosa, pelo fantástico evento proporcionado e manifestar o regozijo pela satisfação que nos foi transmitida por todos os intervenientes.

O almoço, junto de alguns autores, ajudou a acalmar as emoções sentidas durante a manhã, até da camisola manchada, mas fez nascer a incerteza sobre o que ainda nos esperava às 15 horas, com o lançamento das primeiras antologias da In-Finita: Conexões Atlânticas (só com autores brasileiros), coordenada pela Adriana Mayrinck, e Toca a Escrever (só com autores portugueses), coordenada por mim. Ambos com a participação indispensável e essencial da Julia Mayrinck, a melhor designer que poderíamos ter – e temos a sorte de ter.

Por diversas circunstâncias, e tal como referi publicamente no evento de Sábado, estava à espera de uma assistência reduzida. No entanto, para minha surpresa e nossa satisfação, a sala foi-se compondo e os números superaram, em muito, a minha fraca perspectiva.

O início deste evento, tão importante para os membros da In-Finita, pode ter sido entendido, por quem esteve presente, como enfadonho e repetitivo mas, tanto eu como a Adriana sentimos a necessidade de, nesta fase ainda embrionária do projecto, explicar aquilo que nos move e quais os nossos objectivos. Queremos deixar bem claro que a In-Finita não aparece para dividir mas sim para agregar; que não aparece para substituir mas sim para complementar. E essa nossa mensagem só pode ser entendida se o repetirmos exaustivamente.

Mas depois da parte chata e das explicações sobre as razões que levaram ao aparecimento das antologias CONEXÕES ATLÂNTICAS e TOCA A ESCREVER, surgiu o momento de partilhar a nossa satisfação com os presentes e fazer aquilo que mais gostamos de fazer e, sem modéstias, sabemos fazer bem: DIVULGAR AUTORES.

Durante o evento foram projectadas imagens de todos os autores brasileiros que contribuiram para que o Conexões Atlânticas seja o primeiro projecto realizado totalmente de acordo com o que idealizámos. Todos os presentes na sala (autores participantes da antologia Toca a Escrever incluídos), receberam um exemplar CONEXÕES ATLÂNTICAS, posaram para a posterioridade e assim, a partir desse momento, passaram a conhecer 54 autores do outro lado do atlântico, de diversos pontos do Brasil. E de imediato houve quem se dispusesse a ler alguns poemas desse trabalho.

De forma resumida, posso dizer que 21 de Abril foi um dia em cheio para a In-Finita, com mais uma confirmação do quão acertados estamos no caminho que decidimos percorrer e que, continuando fiéis às nossas convicções e propósitos, o resultado só pode ser um: mais dias em cheio.

Quanto à camisola manchada… está na lavandaria!

MANU DIXIT


Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso