sábado, 7 de abril de 2018

DEZ PERGUNTAS A... SALETE AGUIAR


Agradecemos ao autor SALETE AGUIAR a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?
   
Sou um autor bissexto. Há períodos em que escrevo muito, intercalados com longos períodos em que apenas leio, ouço e catalogo músicas, e filosofo para mim mesmo. Sou uma pessoa tranquila e de bem com a vida.

2 - O que o inspira?
   
Fatos do cotidiano, “insights” sobre assuntos filosóficos ou políticos e, fundamentalmente, a beleza.

3 - Existem tabus na sua escrita? Porquê?
   
Acredito que não, embora alguma coisa pode estar no meu “ponto cego” psicológico intelectual, e aí eu não tenho mesmo como saber, mesmo que esteja visível para outros. O que posso afirmar é que há muitos assuntos e temas muito tratados atualmente e que, para mim, são totalmente irrelevantes ou desinteressantes.

4 - Que importância dá às antologias e colectâneas?
   
Acho que são formas importantes de se tomar conhecimento de autores que, de outra forma, dificilmente nos seriam dados a conhecer.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?
   
No início, nos tempos do Orkut, por exemplo, houve possibilidades de agrupamentos de pessoas com interesses comuns que abriram espaço para interessantes debates e trocas de idéias. Atualmente há uma massificação tão brutal e gigantesca que não espaço nem tempo para análise de nada, então praticamente não as frequento mais.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?
   
Só consigo ver pontos positivos, pois é a única forma de comunicação universal de idéias que permanece, mesmo após o desaparecimento dos autores. É muito mais fácil conversar com Omar Khayyam, Confúcio, Fernando Pessoa ou Peter Sloterdijk do que com nossa mulher ou nossos filhos.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?
   
Acredito que o essencial é que o autor tenha conteúdo. Quanto a se tornar conhecido, tudo vai depender de sorte ou marketing, o que não significa necessariamente conteúdo.

8 - Quais os projectos para o futuro?
   
Continuar vivendo a vida com calma e preparando a alma para o que há de vir. Escrever o que vier à tona da mente e publicar em meu blog.

9 - Sugira um autor e um livro!
   
É muito difícil escolher um, ainda mais sem a definição de estilo ou tema. Mas vou sugerir 2, pouco conhecidos ( digo isso porque só conheço eu mesmo que já os li), “Jogos Finitos e Infinitos”, de James P. Carse e “Crítica da Razão Cínica”, de Peter Sloterdijk.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
   
Não tenho uma pergunta que gostaria que me fizessem.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso