terça-feira, 10 de abril de 2018

DEZ PERGUNTAS A... FREDERICO SPENCER

Agradecemos ao autor FREDERICO SPENCER a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1- Como se define enquanto autor e pessoa?

Costumo pensar que ambos se fundem, posto que a matéria de trabalho do autor, seja prosa ou verso, reside no seu cotidiano e costuma aparecer nas coisas mais corriqueiras. Aquele que escreve está sempre atento aos acontecimentos, sejam políticos, sociais ou econômicos, tudo é matéria para sua escrita. Lembro de um fragmento de um poema de Alberto da Cunha Melo que diz: “A cem quilômetros por hora/solto a direção do carro/para escrever algo/mais importante que minha vida”. Acho que é por aí.

2 - O que o inspira?

Considero-me um poeta que trabalha com o social, isto é, com o processo sócio histórico que talha e modela a vida das pessoas. Ainda muito criança morava muito próximo ao Coque - comunidade do Recife, que ainda hoje enfrenta grandes problemas como pobreza e desigualdade social. Acho que isto me inspirou para a busca de uma profissão, na qual me formei em sociologia e pós-graduei em psicopedagogia e, esta realidade encharca minha poética.

3 - Existe tabus na sua escrita? Porquê?

Este deve ser um exercício para quem pretende escrever literatura: a quebra dos eixos que amordaçam o ser. A arte é exclusivamente a reinvenção da vida, o seu papel é criar novos conceitos que alarguem o campo do pensamento humano propondo um novo olhar sobre as coisas postas e pregadas como corretas. No entanto, a arte deve obedecer suas próprias normas, todos os segmentos artísticos propõem uma estética, um eixo normativo de qualidade e técnicas que devem ser conhecidas e trabalhadas onde estas vão libertar o autor de suas amarras, através de um exercício cada vez mais intenso e focado de sua arte.

4 - Que importância há nas antologias e coletâneas?

Ambas são sinônimas, trata-se de uma reunião de peças de vários livros num só, é um importante meio de divulgação da obra de um autor, sua importância dá-se pelo fato de trazer o melhor para um único livro. Reside aí um teste importante para aquele que se propõe a fazer a antologia, deve ter um conhecimento sobre autor/obra e assim poder reunir o que é primordial no autor.

5 - Que impacto tem as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais são uma realidade e se transformaram num importante meio de divulgação, tanto para o autor conhecido quanto para aqueles que estão começando - são espaços democráticos onde pode-se até criar um debate sobre o assunto e também de percebermos a aceitação por parte do internauta através das curtidas e comentários. A internet quebrou barreiras de espaço/tempo, encurtou a distância entre autor e público, o que é muito bom.

6 - Quais os pontos positivos e negativos no universo da escrita?

A palavra cria realidade, nomeia tudo e todos e dá sentido às coisas, sem ela não teríamos sociedade nem cultura. A escrita cria a história do homem. Depois do advento da escrita impressa, a humanidade deu um salto de qualidade, através dela conquistamos o espaço e também criamos a bomba atômica, nos tornamos seres especiais no reino animal.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação do autor?

Todos os meios de divulgação são importantes, mas hoje rescindimos de uma crítica especializada que possa comprovar as qualidades ou não da obra. A internet hoje tem um peso preponderante na questão da difusão, porém, não qualifica o autor. Acredito que hoje o autor tem que estar mais próximo das pessoas, das escolas, do mercado. É um trabalho de guerrilha, feito de pequenas ações que vão quebrando a monotonia do mercado formal. Mas o foco deve ser as escolas onde estão os novos leitores. Com qualidade na escrita e inteligência mercadológica podemos acabar os empecilhos que hoje afastam o atual leitor das obras literárias.

8 - Quais os projetos para o futuro?

Tenho um livro de contos: O OLHO DO RINOCERONTE que deverá ser lançado ainda neste primeiro semestre e um outro de poesia: À LUZ DE UM SOL IMPURO, que deverá ir para o mercado no final do segundo semestre. Pretendo fazer um trabalho nas escolas, faculdades, abrindo debates sobre o conteúdo destas obras. Acho que vou continuar a escrever, mesmo tendo chegado aos sessenta anos, pois, ainda sinto que posso contribuir para melhorar nosso universo.

9 - Sugira um autor e um livro.

Sugiro Antônio Torres e o livro ESSA TERRA de sua autoria, considero um clássico de nossa língua e uma aula de conteúdo e técnica literária.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

A pergunta é: O que é poesia?

Resposta: Poesia é a arte de reinterpretar a vida cotidiana através das palavras - surradas e coloquiais - dando a elas um novo sentido. Através das metáforas e de suas irmãs, podemos aumentar o campo de percepção da realidade e transfigurá-la simplesmente porque passamos a enxergar o objeto de uma outra forma. Acabamos com a linearidade da especificação para o campo das possibilidades das coisas, das multiplicidades dos sentimentos. Saímos do campo da lógica formal para a metafísica possível da estética literária.

Acompanhem, curtam e divulguem esta e outros autores através deste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso