segunda-feira, 30 de abril de 2018

ADRIANA FALA DE...LANÇAMENTO CONEXÕES ATLÂNTICAS


O lançamento de uma Antologia com autores ausentes foi um desafio e um risco que me impus em ultrapassar. Ao idealizar o projeto CONEXÕES ATLÂNTICAS, era certo que os autores brasileiros seriam apresentados em nossos SARAUS IN-FINITA/PALÁCIO BALDAYA, além das divulgações na mini-feira literária, e demais eventos e redes sociais, mas ao deparar com a possibilidade de uma sala vazia em seu lançamento, confesso que me inquietou até à data marcada e aceitei a sugestão de Emanuel Lomelino em fazer um lançamento simultâneo com a antologia TOCA A ESCREVER, de autores portugueses. Ainda com alguma resistência, apesar da boa ideia, deixei acontecer, mas ainda analisando como seria na prática esse evento… Preparámos um vídeo de apresentação dos autores brasileiros participantes e não pensei mais, preferi contar com a minha intuição e experiência de tantos eventos já apresentados.

Para a minha surpresa, a sala estava cheia de autores e amigos desses autores TOCA A ESCREVER, que foram presenteados, cada um com um exemplar da Antologia Conexões Atlânticas. Grata e feliz, pela imediata receptividade e atenção quando apresentei o projeto e o livro, mais gratificante foi ao ver os convidados, e autores da Antologia TOCA A ESCREVER, por iniciativa própria, lerem os poemas daqueles que estavam presentes na poesia e na imagem refletida com excesso de luminosidade, devido a própria disponibilidade das janelas do Palácio Baldaya.

A emoção foi controlada, pois eu precisava manter até ao último momento a postura profissional, mas a alma estava radiante e sensibilizada por ter acreditado em um projeto idealizado há tantos anos, de fazer essa conexão entre autores brasileiros e portugueses e cumprido, com excelência, devido aos afetos e generosidade dos autores brasileiros que de imediato acreditaram na minha ideia e também pela acolhida tão simpática dos portugueses presentes, essa gente de coração imenso, que sempre admirei, mesmo quando estava lá, do outro lado do oceano.

Um agradecimento especial a Izabela Cavalcanti, brasileira que está passando um período em Portugal estudando para mestrado, que compareceu no Lançamento do Conexões Atlânticas, representando a autora Bárbara Abreu, e testemunhou o que referi neste texto.

Para terminar, só tenho que agradecer a todos, e seguir…

DRIKKA INQUIT

1 comentário:

Toca a falar disso